Com o tema “LatinoAmérica – Libertas, Liberdad, Liberdade?” foi lançado nesta terça-feira (19) a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012. O evento, que terá duração de 15 dias, chega as ruas com atrações variadas para todos os gostos. Segundo os organizadores, o grande diferencial deste ano é a aposta na diversidade da cultura latina.

Confira a programação completa do festival

Segundo o coordenador-geral do evento e pró-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Armando Wood, a instituição acredita na necessidade da troca e expansão de conhecimentos e experiências entre os países envolvidos no evento. “É muito importante que as pessoas se conheçam para que haja uma interação e aprendizado cultural entre os países da América Latina”, afirma.

Já o reitor da UFOP, Jõao Luiz Martins, complementa que o festival trás o sentido importante de liberdade e relembrou o ex-presidente Tancredo Neves ao falar sobre o tema. “O festival tem a cara da nossa região. Como dizia nosso saudoso ex-presidente durante a posse quando eleito governador do nosso Estado: o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”.

Este ano, Ouro Preto comemora os 301 anos da fundação de Vila Rica com um calendário comemorativo especial. A dupla Chitãozinho e Xororó fará um show no primeiro dia do evento, que começa no dia 8 de julho. Além disso, comida boa e diferente não vai faltar para os visitantes e turistas, que poderão se deliciar com as iguarias gastronômicas oferecidas pelos restaurantes locais. Uma novidade este ano é que cada pessoa terá a oportunidade de escolher o prato que mais apreciou. Ao final da festividade, o mais votado em cada município será premiado.

Ao todo o festival terá 123 atrações, 46 espetáculos, 49 eventos de música, oito exposições de artes cênicas, visuais e plásticas, fórum das artes, além do festival com escolas e contará com atrações internacionais em todas as modalidades. Artistas renomados como Ithamara Koorax, uma das maiores cantoras de jazz do mundo, Jorge Aragão, Leoni e a Velha Guarda da Portela, estão entre os convidados que já têm presença confirmada no evento.

O coordenador da festa afirmou que houve uma grande preocupação durante os preparativos do festival e que as opiniões dos moradores e visitantes nas edições anteriores foram de extrema importância para que o evento fosse ainda melhor em 2012. Além disso, Armando ressaltou a importância de se fazer reservas antecipadas nos hotéis e pousadas da região, já que esse número ainda é limitado. “O número de acomodações já é maior, mas é sempre bom ver tudo com antecedência. Os visitantes também tem opção de se acomodarem em distritos vizinhos, como Lavras Novas”, finaliza.