Conhecer a confeitaria francesa, aprender técnicas de marketing ou até mesmo como abrir o próprio negócio. Essas são algumas das propostas dos minicursos que as Faculdades Promove e Kennedy oferecem de 19 de janeiro a 7 de fevereiro. Gratuitas, as 11 capacitações buscam dar oportunidade ao aluno de desenvolver habilidades e alavancar a própria renda.

Há opções nas áreas de engenharia, gastronomia, nutrição, administração e enfermagem. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link . As vagas são limitadas.

Gestora do projeto, Gleyzi Gomes, especialista em finanças empresariais, afirma que os minicursos visam a colaborar com o empreendedorismo e contribuir para a qualificação das pessoas.

“Todos os cursos podem ser empregados dentro de uma empresa, em um pequeno negócio ou, até mesmo, auxiliar quem queira abrir o próprio empreendimento”, explica a economista, que também é professora das Faculdades Kennedy e Promove.

Segundo ela, dentre as oportunidades se destacam as orientações sobre como participar de uma entrevista de emprego e como elaborar um currículo. “É uma forma de ajudar a preparar as pessoas para o mercado de trabalho”, complementa Gleyzi.

As aulas serão ministradas por profissionais qualificados, que atuam nas áreas relacionadas aos temas. Durante a capacitação, os alunos poderão utilizar a estrutura da unidade de ensino, como os laboratórios das graduações de gastronomia e enfermagem. “Os cursos serão gratuitos, mas de alta qualidade”, frisa a gestora do projeto.

De acordo com a docente, os estudantes que concluírem as atividades receberão certificados, especificando as referidas cargas horárias.

Matrículas

Os cursos são destinados ao público externo da faculdade, uma vez que o objetivo é proporcionar a capacitação a pessoas que estão fora do meio acadêmico. Vagas para alunos da faculdade são limitadas. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário on-line com dados pessoais, como data de nascimento, e-mail e telefone.

É preciso ter o ensino médio completo. Apenas os interessados na capacitação “assistência de enfermagem ao paciente com lesões cutâneas” devem ter conhecimento prévio, como um curso de técnico. As aulas ocorrerão nas unidades das Faculdades Promove e Kennedy em Belo Horizonte.