De solução para o abastecimento de água a símbolo de BH, saiba e veja mais sobre a Pampulha

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
12/07/2016 às 17:42.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:16
 (Acervo/Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de BH)

(Acervo/Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de BH)

A Lagoa da Pampulha é sempre lembrada como um dos símbolos de modernidade e da visão de BH implementada por Juscelino Kubitschek, prefeito da capital nos anos 40. Contudo, você sabia que ela não é criação de JK e muito menos foi pensada como centro de lazer?
 
A lagoa artificial foi criada na segunda metade dos anos 30 pelo então prefeito Otacílio Negrão de Lima para sanar os problemas de abastecimento de água da cidade. Assim, em 1938 era inaugurada a barragem da Pampulha, com uma avenida pavimentada em seu entorno, na época chamada de Avenida Getúlio Vargas (que mudou de nome em homenagem a seu fundador em 1968).
 
Além de ser importante para o suprimento de água da cidade, ela também foi fundamental para que o Aeroporto da Pampulha fosse implantado, pois possibilitou o escoamento da água no local onde ele seria construído.
 
Antiga área de fazendas vira opção para a classe alta
 
Os principais bairros do entorno da Lagoa eram inicialmente fazendas que foram sendo loteadas ou desapropriadas. No final do século XIX, época de fundação de Belo Horizonte, já havia naquela região o Arraial da Pampulha.
 
Com o recém inaugurado complexo de cultura, turismo e lazer pensado por JK em 1943, os cidadãos mais abastados passaram a ter uma nova opção de moradia: o entorno da Lagoa da Pampulha.  Além das opções como o Iate Clube, Casa do Baile, Museu e Igreja, posteriormente vieram o Zoológico, inaugurado em 1959, e  o Mineirão, inaugurado nos anos 60, além do Campus da UFMG.
 
Rompimento e reconstrução
 
Contudo, nem tudo são flores na história da Lagoa da Pampulha. Em 1954, começaram a ser relatado os primeiros testemunhos de vazamentos de água. A água vertia com mais força e o fluxo já era visível até mesmo para os olhares mais incautos. Com a localização do ponto de falha na estrutura da barragem, começou-se a investigar a construção da estrutura, sendo verificado, após algumas dificuldades, que os drenos não suportavam o trabalho. Assim, a barragem precisou ser reconstruída entre os anos de 1955 e 1958.

Leia mais

Polêmica em torno de puxadinho do Iate Tênis Clube pode parar nos tribunaisProposta visa implantar táxi aquático na Pampulha após a despoluição da lagoaAguardada restauração da Igreja da Pampulha começa em novembro, diz IphanEx-diretora do Museu de Arte da Pampulha quer ver o espaço revitalizado; PBH busca nova parceriaCurvas do complexo da Pampulha estão no foco internacional à espera do título
 
Fontes: Prefeitura de Belo Horizonte, Arquivo Público Municipal, Coleção História de Bairros de Belo Horizonte - Regional Pampulha, Museu Virtual Brasil, Associação Brasileira de Recursos Hídricos 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por