Além do alerta para a possibilidade de pancadas de chuva, Belo Horizonte também corre o risco de ser atingida por temporais com granizo em alguns pontos nesta quarta-feira (16), segundo o alerta emitido pela Defesa Civil.

O órgão ainda apontou recomendações para prevenir acidentes em caso de ocorrência de granizo. Confira:

- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo. Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
- Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica.

Esta terça também registrou as maiores temperaturas do ano, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros na capital já chegaram a marcar 33,4°C por volta das 14h e a previsão é que chegue a 34°C até 16h. 

É também por causa do calorão que há previsão de pancadas de chuva na capital no fim da tarde e noite desta quarta-feira. Segundo o meteorologista do Inmet Claudemir Félix, "o calor é a principal fonte de energia para a formação de nuvens". 

O alerta de chuva emitido pela Defesa Civil é válido até as 8h desta quinta-feira (17). O volume estimado é de 20mm a 40mm e as chuvas devem vir acompanhadas de raios e rajas de vento em torno de 50km/h.  

Leia mais:
BH bate recorde de calor nesta quarta e temperatura pode chegar aos 34°C; há previsão de chuvas