Por conta da chuva que caiu em Belo Horizonte na tarde deste sábado (5), a Defesa Civil bloqueou trecho da avenida Tereza Cristina, na altura do Barreiro, pelo alto risco de transbordamento do córrego do Ferrugem e do ribeirão Arrudas. A via foi liberada cerca de uma hora depois, por volta das 16h15.

Mais cedo, o órgão havia alertado os moradores sobre a possibilidade de precipitações entre 20 e 40 mm, acompanhadas de raios e rajadas de vento de 50 km/h até as 8h deste domingo (6).

Até as 15h40 deste sábado, a região do Barreiro havia registrado chuva de intensidade forte, com acúmulo estimado entre 2,6 e 5 mm. Na regional Oeste, precipitação moderada, com até 2,5 mm acumulados, e na Noroeste, chuva fraca, de até 1 mm.

ChuvaChuvas registradas em BH até as 15h40 deste sábado (5)

Recomendações durante a chuva

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.