O deslizamento de um aterro em uma mineradora de Sarzedo, na Grande BH, registrado nesta segunda-feira (9), não atingiu moradores da cidade ou trabalhadores da mineradora. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município, e também pela empresa responsável pela obra.

"Não houve vítimas. Essa obra de infraestrutura não está localizada próximo à barragem. Então, não tem relação com rompimento", explicou a agente municipal de Proteção e Defesa Civil, Rosa Souza Cardoso. 

A mineradora Itaminas, responsável pelas obras no local, completou que não houve danos ao meio-ambiente e que os níveis de segurança na área estão "dentro dos padrões exigidos".

sarzedo

Deslizamento ocorreu a cerca de 2km de barragem

O deslizamento

De acordo com a Defesa Civil de Sarzedo, o deslizamento de aterro ocorreu por volta das 11h30 desta segunda (9), em uma obra de filtragem de minério nas dependências da mineradora Itaminas, em Sarzedo. 

Conforme o órgão municipal, não há risco de rompimento da barragem, que está localizada cerca de dois quilômetros de onde ocorreu o escorregamento de terra. O deslizamento acabou atingindo um caminhão, uma retroescavadeira e uma caminhonete, que foram parcialmente soterrados.

Leia mais:
Ministério da Justiça apura propaganda enganosa da TIM sobre 5G
MEC divulga nesta terça resultado do Sisu para o segundo semestre
TRF mantém prisão preventiva de ex-governador Sérgio Cabral