O feriado prolongado em Belo Horizonte deve ser de muita chuva, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil da capital nesta sexta-feira (8). O órgão prevê que, entre 8 e 12 de outubro, o acumulado de precipitação estimado é de 80 a 100 mm. 

Até às 8h deste sábado (9), a Defesa Civil alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Nesta sexta (8), a mínima registrada foi de 16°C, e a máxima de 27 °C, com umidade relativa do ar em torno de 50% à tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também confirma a previsão de chuvas para os próximos dias e alerta ainda para tempo instável sobre toda a região da Grande BH.

Cuidados

Diante da possibilidade de incidentes relacionados à força da chuva, a Defesa Civil recomenda uma série de cuidados que devem ser tomados durante o período:⠀

- Evite áreas de inundação; não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores

- Dê atenção especial para áreas de encostas e morros

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Nesse caso, ligue imediatamente para a Cemig (116) ou a Defesa Civil (199)

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

Leia Mais:
Rodoviária de BH espera movimento neste feriado 34% maior que no ano passado
Comércio mineiro prevê melhor Dia das Crianças em sete anos
Petrobras anuncia aumento de 7,2% no preço da gasolina e do gás de cozinha a partir deste sábado