A partir desta sexta-feira (22), o belo-horizontino poderá ser alertado, em tempo real, sobre o risco de desastres naturais, como temporais, alagamentos, deslizamentos e inundações. Os avisos serão encaminhados por SMS para atingir também a população que não tem acesso as redes sociais e a internet.

O serviço de alerta por SMS já existe desde janeiro de 2018, quando a Defesa Civil Estadual criou uma plataforma para enviar mensagens de textos os mineiros sobre o risco de desastres. A novidade é que, agora, o serviço também será administrado pela Defesa Civil de BH, que conseguirá ser mais precisa nos envios dos SMS.

"BH tem tecnologia e equipes que podem emitir um alerta mais preciso que o Estado. Além disso, as equipes de Belo Horizonte trabalham 24 horas por dia", destacou coronel Alexandre Lucas Alves, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. Conforme o chefe da Defesa Civil Nacional, com a integração, os cidadãos vão poder adotar medidas de autoproteção e proteção comunitária.

"BH possui um centro de monitoramento de condições meteorológicas que é capaz de acompanhar as previsões e a quantidade de chuva que cai na cidade em tempo quase real", destacou o coronel Waldir Figueiredo, subsecretário municipal de Defesa Civil.

A capital é a primeira cidade mineira a operar a plataforma criada pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Os demais municípios continuam dependendo dos alertas enviados pelo Estado. 

Cadastro

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é gratuito.

Leia mais:
Água é considerada boa em apenas 6,5% dos rios da Mata Atlântica
Chuva derruba árvores e deixa moradores sem luz em bairros de BH