Diante da previsão de chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte nos próximos dias, a Defesa Civil da capital mineira emitiu, na tarde desta quinta-feira (7), um alerta de risco geológico, prevenindo a população para possíveis deslizamentos e desabamentos. "Em virtude dos volumes de chuva superiores a 50 mm nos últimos dias e a expectativa de chuvas isoladas até domingo (10), inicia-se o alerta de risco geológico", diz o texto divulgado. A população de áreas de risco deve ficar em alerta pelo menos até as 23h de segunda-feira (11). 

O órgão municipal aproveitou para dar algumas dicas para os moradores evitarem acidentes desde tipo. "Coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas d'água, não jogue lixo ou entulho na encosta, não despeje águas ou esgotos nos barrancos, não faça queimadas. E se você observar aparecimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base do barranco, portas ou janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199)", avisa o órgão. 

Somente nos sete primeiros dias de fevereiro, algumas regionais de BH já registraram cerca de metade do volume de chuva esperado para todo o mês. No Barreiro, já foram registrados 101,8 mm, o que corresponde a 56% do total esperado em fevereiro. A regional Nordeste foi a segunda com maior precipitação, com 88,2 mm (49% do previsto para o mês); seguida das regiões Leste (79,8mm e 44% do esperado), Noroeste (77,8 mm e 43%) e Norte (76,8 mm e 42%). 

alerta defesa civilO alerta foi compartilhado nas redes sociais da Defesa Civil de BH

Na capital, a temperatura mínima registrada nesta quinta foi de 17ºC e a máxima prevista era de 28ºC no período da tarde. A umidade relativa do ar ficou em torno dos 50%. Na sexta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura também deve atingir 28ºC, com mínima de 17ºC. No sábado (9) e domingo (10), a condição se mantém. Durante todo o período são esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital.

Leia mais: 
Árvore cai na avenida Afonso Pena e complica trânsito na região Centro-Sul de BH
Chuva provoca quedas de árvores e mobiliza bombeiros na Grande BH
BH tem alerta de chuva, raios e rajadas de vento até sexta-feira