A chuva quase que ininterrupta que cai desde sábado (16) em Belo Horizonte provoca uma série de transtornos para moradores da capital mineira. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), nos últimos três dias o órgão registrou 292 ocorrências relativas a chuva. O balanço refere-se aos chamados feitos até o meio-dia desta segunda-feira (18).

Neste período, conforme o levantamento, ocorreu 74 deslizamentos de encosta, 28 desabamento de muro de arrimo, além de sete alagamentos. A região mais afetada foi a Leste, onde 68 ocorrências foram atendidas. Em seguida aparecem as regionais Centro-Sul e Nordeste, com 57 e 52, respectivamente.

Confira algumas imagens da chuva em Belo Horizonte:


Previsão

E a chuva deve permanecer pelo menos até sexta-feira (22). De acordo com a meteorologista Natália Cantuária, do Instituto TempoClima, da PUC Minas, nesta segunda-feira a previsão é de precipitação de baixa intensidade em BH. A umidade relativa do ar fica em torno dos 80% e a temperatura oscila entre 17ºC e 24ºC.

Para terça-feira (19) e quarta-feira (20), a expectativa é de chuva forte e ininterrupta na capital. Segundo a especialista, quinta-feira (21) e sexta-feira a chuva não dará trégua, mas será de intensidade moderada.

Até o fim da manhã desta segunda, choveu na cidade 222,6 milímetros, o que equivale a 74% do esperado para o mês, que é de 296,3 milímetros.