Após um dia de chuva em Belo Horizonte e parte de Minas Gerais, o tempo deve voltar a ficar seco e as temperaturas devem despencar em todo Estado. Na capital mineira a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta para umidade em torno de 20 a 30% nos próximos dias e as temperaturas devem atingir os 13°C durante a madrugada, mas a sensação térmica será de mais frio em função do vento.
 
Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, Adelmo Correia, a mudança climática é decorrente de uma massa de ar frio seguida por uma massa seca que está passando por Minas Gerais. Na quarta-feira (4), choveu cerca de 15 milímetros em BH e nesta quinta-feira já houve predomínio de sol na capital mineira e na maior parte do Estado.
 
A precipitação registrada na quarta-feira quebrou uma série de 92 dias sem chuva em Belo Horizonte. Entretanto, até o final de semana tempo deve permanecer frio e seco. Já em Minas Gerais, há previsão de umidade alta apenas nas regiões Leste e Zona da Mata, com possibilidade de nevoeiro.
 
Durante o período do alerta de tempo seco, a Comdec desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Outra recomendação é tomar bastante líquido para não ter problemas de desidratação.