Por causa do volume de chuva superior a 50 milímetros nos últimos dois dias e a expectativa de novas pancadas, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde desta sexta-feira (15), um alerta de risco geológico, prevenindo a população para possíveis deslizamentos e desabamentos.

A população de áreas de risco deve redobrar a atenção pelo menos até as 23h da próxima segunda-feira (18).

Segundo o órgão, o risco é maior nas seguintes localidades: rua Sustenido, no bairro Santana do Cafezal, região Centro-Sul de Belo Horizonte; avenida Tereza Cristina, Vila Chaves, no Conjunto Califórnia II, na região Noroeste; Alameda do Grotão, no bairro Havaí, região Oeste; e Vila Chaves, no bairro Planalto, região Norte da capital.

A recomendação dos especialistas para evitar acidentes é colocar calhas no telhado das casas, fazer a manutenção em reservatórios e caixas d'água, não jogar lixo ou entulho em encosta e não fazer queimadas. Além disso, no caso de aparecimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base das residências, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.