A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu, na manhã deste sábado (6), um alerta de chuvas intensas em algumas regiões do estado neste fim de semana.

De acordo com o órgão, uma frente fria avança sobre Minas, causando chuvas significativas, especialmente nas regiões da Zona da Mata e Central Mineira. Os volumes pluviométricos mais expressivos estão previstos para este fim de semana (6 e 7 de fevereiro).

O fenômeno é caracterizado pelo avanço de um sistema frontal nos últimos dias na região sul do Brasil que gerou um canal de umidade em áreas da região sudeste e que deve configurar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

 Ainda de acordo com a Defesa Civil, essa frente fria poderá provocar temporais associados a granizo, vendaval, tornado, raios e chuva torrencial.

Chuva na capital

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Belo Horizonte vai variar entre os 18°C e os 23°C neste sábado, com umidade mínima do ar em tono de 65%. Há previsão de pancadas de chuva durante todo o dia.

Para o domingo, o instituto estima temperatura mínima de 14°C e máxima de 23°C na capital mineira, também com pancadas de chuva da manhã até a noite. A umidade mínima do ar deverá ficar na casa dos 80%.