Após o frio intenso, os belo-horizontinos agora vão enfrentar uma "onda de secura". A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta quinta-feira (11), um alerta para a baixa de umidade do ar até o próximo domingo (14).

Conforme a Defesa Civil, os níveis devem ficar abaixo dos 30%. Para se ter ideia da "secura", o índice ideal para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é acima dos 60%.

O órgão municipal enviou um comunicado para os celulares dos cadastrados na pasta. No texto é dito que "uma massa de ar seco mantém a umidade relativa do ar abaixo dos 30 por cento, à tarde". 

A mensagem informa, ainda, que o alerta é válido do meio-dia desta quinta-feira (11) até as 18h do próximo domingo.

Segurança

Neste cenário, a população não deve descuidar da saúde, principalmente crianças e idosos. Pele seca e doenças respiratórias são os principais desconfortos causados. Especialistas recomendam evitar o sol no período da tarde. A partir do meio-dia já é possível sentir com maior intensidade as consequências da baixa umidade. 

Quem tem problema respiratório e os atletas amadores precisam evitar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, e usar roupas mais leves, além de passar creme hidratante e protetor solar. 

É recomendável, também, evitar a ingestão dos diuréticos, como café e álcool. Água, sucos naturais e frutas são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo nesta época de secura.

 

Previsão

O frio começa a dar sinais de ligeira trégua na capital mineira. Nesta quinta-feira, a mínima foi de 10ºC e a máxima não deve ultrapassar os 24ºC. Na sexta-feira (12), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros vão oscilar entre 11ºC e 26ºC. Já no sábado (13) e domingo (14), a temperatura mínima aguardada é de 12ºC e a máxima será de 27ºC.