Os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem esperar pancadas de chuva para a tarde desta segunda-feira (11). A Defesa Civil da capital mineira emitiu uma alerta para precipitações acompanhadas de raios e rajadas de vento de cerca de 50 km/h. 

Ainda de acordo com a entidade, o forte calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de nuvens que podem provocar as pancadas de chuva. O volume previsto é de 20 a 30 mm, sendo que o alerta é válido até as 8h de terça-feira (12). 

A Defesa Civil de BH aproveitou para dar algumas dicas para a população se manter longe de riscos durante chuvas fortes. "Evite trafega em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos; Se você for surpreendido dentro do carro por uma inundação, abra os vidros, suba para o teto pela janela, peça socorro e, se possível, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193); Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundações, coloque seus móveis e estoques em lugares altos; Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento; Não fique ou deixe crianças na enxurrada, pois podem ser arrastada e se afogarem", alerta. 

Previsão

A semana do belo-horizontino será de calor intenso, mas pancadas de chuva isoladas são esperadas, pelo menos, até quinta-feira (14). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros devem alcançar os 31ºC nesta segunda-feira, sendo que a mínima, durante a madrugada, foi de 18ºC.

No decorrer do dia, o tempo ficará seco e a umidade relativa do ar atingirá 45%. O índice é inferior aos 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar do calor, há chances de precipitações isoladas, principalmente no período da tarde.

Na terça (12), o céu ficará claro a parcialmente nublado na capital, com temperatura variando entre 19ºC e 31ºC. Na quarta (13) e quinta (14), a previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O calor, contudo, continuará, com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC.

*Com Renata Evangelista

Leia mais:
Estudo critica projeto de obra contra enchentes para a avenida Vilarinho
BH terá calor intenso e pancadas de chuva até quinta-feira
Domingo de calorão com possibilidade de pancadas de chuva à tarde em BH