A chuva constante que atinge BH desde a madrugada dessa quinta-feira (23) promete ficar ainda mais intensa nas próximas três horas nesta sexta-feira (24). A Defesa Civil emitiu um novo alerta, às 16h27, para que os moradores redobrem a atenção, em especial nos locais de maior exposição ao risco geologico.

Segundo o órgão, as pancadas de chuva poderão ser acompanhadas por raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até a manhã deste sábado (25). 

A chuva ininterrupta que cai na Grande BH desde quinta estabeleceu um novo recorde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em 24 horas, ou seja, de 9h de quinta até as 9h desta sexta (24), o índice pluviométrico foi de 171,8 mm.


Recomendações da Defesa Civil para a chuva:

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;
- não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
- não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- atenção especial em áreas de encostas e morros;
- jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);
- em caso de raios não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.