Os moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana devem ficar atentos na tarde desta sexta-feira (15). A Defesa Civil da capital emitiu um alerta para pancadas de chuva forte, raios e rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h. Além disso, segundo o órgão, existe também um indicativo para chuva de granizo em parte da Grande BH.

"O calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva forte", diz o alerta emitido. O volume previsto é de 20 a 40 mm de chuva até 8h de sábado (16).

"Áreas de instabilidade em desenvolvimento contribuirão para a formação de nuvens, com potencial energético para produzir pancadas de chuva, inclusive com indicativo de granizo, em parte da RMBH. Agora (13h30) faz 30,3°C e 39% de umidade do ar", continuou a Defesa Civil de BH. 

Desde a manhã desta sexta, o órgão alertava também para o tempo quente e abafado. "Índice Ultra Violeta (IUV) para a Capital encontra-se no máximo, por isso recomenda-se proteção solar e hidratação constante", avisou. Segundo a Defesa Civil, foi registrado nível 11 nesta sexta. Para se ter uma ideia, o alerta já acende quando o nível atinge 8 – em uma escala que vai de 1 a 16. Na última quarta-feira (13), na capital, a medição foi a 13, que pode causar até câncer de pele. 

Dicas

A Defesa Civil de BH aproveitou para dar algumas dicas para a população em caso de chuva forte, como evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas alagamentos. "Se você for surpreendido dentro do carro por uma inundação, abra os vidros, suba para o teto pela janela, peça socorro e se possível ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros", diz. 

- Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos

- Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento

- Não fique ou deixe crianças na enxurrada , pois podem ser arrastadas e se afogarem 

- Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não os toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico 

- Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes

- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para a Cemig (116)

- Coloque objetos em lugares que não caiam com a ocorrência de ventos fortes

- Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e surgimento de minas d'água ligue imediatamente para a Defesa Civil (199)