Defesa: homeopatia ativa a proteção do corpo

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
20/08/2012 às 11:51.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:36
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Sal de cozinha, café ou arsênio. Elementos extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais que, sozinhos, não trazem benefícios à saúde, mas se transformam em eficientes remédios por meio da homeopatia. Esse é um método científico que entende que a cura de doenças pode acontecer por meio de medicamentos formados por substâncias que estimulam os mecanismos de defesa do organismo.

“A prática está baseada na lei da semelhança. A mesma substância que provoca um mal também pode curá-lo”, explica o homeopata Marco Aurélio Cozzi. Os medicamentos manipulados pelos profissionais da área contêm uma quantidade mínima do próprio causador da doença.

Para esclarecer o método aos pacientes, Marco utiliza o exemplo do sal de cozinha. “Jogue uma pedrinha de sal dentro de uma pequena porção de água. Enquanto você balança o recipiente, o sal irá se diluir e liberar a ‘energia’ da substância”, exemplifica. A solução formada nesse processo se transforma no remédio que deve ser tomado em pequenas doses pelo paciente.

“Se o sal provoca pressão alta, por meio dessa solução ele passa a combater esse e outros males”, garante. De forma semelhante, o café que causa insônia, quando diluído e agitado trata a insônia, inquietação e nervosismo. Ele ressalta, porém, que apenas um profissional está apto a indicar o medicamento que atende as necessidades do paciente.

Alívio para os males

O método aparentemente simples trouxe resultados expressivos ao casal do Espírito Santo Diana e Renato Reis, de 63 e 58 anos, respectivamente. “Em 1979, meu marido ficou preso em uma enchente e acabou adquirindo uma virose que se alojou nos nervos da coluna. Por anos, buscamos tratamentos que aliviassem as dores, mas nada resolveu”, lembra Diana.

Após ouvir sobre a homeopatia, eles começaram a fazer visitas regulares a Belo Horizonte para o tratamento. “Hoje, o Renato está curado. Tenho certeza de que o medicamento homeopático desempenhou um importante papel”, afirma Diana.

A experiência bem-sucedida do casal não se limita a esse caso. A homeopatia também ajudou Diana a se livrar do mal-estar da menopausa e curou um problema na pele da filha.

Embora o tratamento seja indicado para qualquer tipo de doença, o especialista Marco Aurélio Cozzi ressalta que o efeito é limitado em alguns casos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por