Delegacia virtual de Minas no celular poderá registrar outros tipos de crime

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
22/01/2015 às 07:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:45
 (luiz costa/)

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Ocorrências de acidentes de trânsito agora podem ser registradas por meio de um aplicativo disponível para celulares e tablets. O programa, por enquanto disponível apenas para usuários do sistema Android, é mais uma etapa da Delegacia Virtual, implantada pela Polícia Civil de Minas Gerais no ano passado. O objetivo do novo facilitador é desafogar as unidades policiais físicas e tornar mais simples e rápida a confecção dos boletins.

A expectativa, segundo a gerente da Delegacia Virtual, Katarina Jabur, é a de que, nos próximos dias, seja possível registrar outros tipos de crimes pelo software, como perda e extravio de documentos e objetos pessoais, desaparecimento de pessoas e pessoas localizadas e danos simples.

“O diferencial é que o cidadão consegue criar um perfil e apenas gerenciá-lo, incluindo novas ocorrências sempre que necessário. Além disso, é possível anexar fotos do acidente para complementar o registro”, detalha.

O acesso ao aplicativo Delegacia Virtual é simples e gratuito. Para utilizá-lo, basta seguir os passos indicados na plataforma. Depois de inserir as informações pessoais – nome completo, CPF e identidade – é só fazer o registro, enviar para o sistema da Polícia Civil e aguardar a validação dos dados informados. Em poucos minutos, o número do boletim é enviado para o e-mail cadastrado e a ocorrência pode ser impressa.

O pesquisador Wagner Costa, de 60 anos, não conhecia o novo sistema, em vigor desde a última quarta-feira (21), mas aprovou a ideia. “Com certeza, se precisar novamente, vou utilizar. Acho que facilita a vida de todos e não há diferença para o sistema convencional”, disse, enquanto registrava, na última quarta-feira (21), a perda da carteira de habilitação pelo site da Polícia Civil, na delegacia do Detran, em Belo Horizonte.

CHECAGEM

Para evitar fraudes, todas as ocorrências enviadas para o sistema da corporação passam por uma triagem, feita por policiais civis, e só são validadas depois de checadas e aprovadas.

A central da Delegacia Virtual fica na capital e é responsável por avaliar todos os registros realizados no Estado. Segundo a gerente do sistema, o processo impede que sejam gerados registros falsos. “O registro é cancelado caso sejam encontrados dados inconsistentes ou incorretos”, afirma.

Uma versão do aplicativo para o sistema IOS , da Apple, já foi homologada e deve estar disponível para os usuários nos próximos dias.

Quase 14 registros por hora feitos na Delegacia Virtual

Mais de 300 ocorrências são registradas, em média, todos os dias, nos sites da Polícia Civil e do Detran, por meio da Delegacia Virtual.

Os casos – de acidentes de trânsito sem vítima, desaparecimento de pessoas ou pessoas localizadas, perda ou extravio de documentos e objetos pessoais e danos simples – podem ser inseridos pelo próprio cidadão desde abril de 2014.

Até o último dia 7, a Polícia Civil havia contabilizado 84.626 boletins gerados nessas circunstâncias, pelas próprias vítimas e sem que fosse necessária a presença de um policial para concluir a ação. No topo do ranking de registros aparecem Belo Horizonte (27.005), Uberlândia (5.035), no Triângulo, e Contagem (4.082), na Grande BH.

 

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