Denúncias sobre atuação de flanelinhas podem ser feitas pelo aplicativo da PBH

Cinthya Oliveira
08/01/2019 às 17:13.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:56
 (PBH/Divulgação)

(PBH/Divulgação)

Quem quiser denunciar a ação de flanelinhas em Belo Horizonte poderá usar o aplicativo da prefeitura, o PBH App. Está disponível um link para os usuários em que é possível indicar, dentro de um mapa, onde há atuação ilegal de “tomadores de conta”. Também é possível enviar uma foto de maneira sigilosa e segura, de acordo com a administração municipal.

Para utilizar o canal de denúncia, basta clicar no item "solicitar serviços" e escolher a opção "Locais de Atuação de Flanelinhas em Vias Públicas". Os pedidos serão encaminhados diretamente à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e poderão auxiliar no mapeamento e no planejamento de ações preventivas contra esse tipo de prática. Confira na imagem:PBH/Divulgação / N/A

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a atuação dos flanelinhas configura crime de tentativa de extorsão, porque o "tomador de conta" costuma exigir do motorista o pagamento de um valor em dinheiro para que possa usar o espaço público como estacionamento.

Desde fevereiro de 2017, a Guarda Municipal de Belo Horizonte realiza a Operação Flanelinha em dias de jogos de futebol ou em grandes eventos, para coibir a ação dos infratores nas imediações dos estádios e de áreas perto de parques e atrações turísticas. De janeiro a novembro de 2018, o saldo foi de 992 pessoas abordadas, sendo nove delas presas e 23 ocorrências registradas.

O número de prisões em relação às abordagens é baixo porque o autor da tentativa de extorsão somente pode ser autuado se a vítima concordar em seguir até a delegacia da Polícia Civil para registrar a queixa, o que raramente acontece.

Com um mapeamento dos locais onde os flanelinhas atuam, a Guarda Municipal acredita que poderá enviar agentes aos endereços onde há casos mais críticos e coibir melhor os crimes de extorsão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por