Deputados apontam série de problemas estruturais em escola especial no Barreiro

Da Redação
Publicado em 29/03/2019 às 19:40.Atualizado em 05/09/2021 às 18:01.
 (Guilherme Bergamini/Divulgação)
(Guilherme Bergamini/Divulgação)

Infiltrações nas paredes, falta de reboco nos banheiros, falta de capina e goteiras foram alguns dos problemas encontrados por deputados na Escola Estadual Dr. Amaro Neves, localizada na região do Barreiro, e dedicada à educação especial.

Integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os deputados Professor Wendel Mesquita (SD) e Zé Guilherme (PRP) verificaram as questões em visita realizada nessa quinta-feira (28).

A comissão pretende realizar uma série de visitas a escolas especiais em Belo Horizonte, para elaborar um relatório com as principais necessidades dessas instituições, que será encaminhado ao governo de Minas para que as providências cabíveis sejam tomadas.

“É de cortar o coração ver alunos nessa estrutura precária. Vamos encaminhar as reivindicações e cobrar. Se necessário, vamos agendar uma audiência pública sobre o assunto”, afirmou Professor Wendel.

Segundo a ALMG, a situação da instituição se agravou com a impossibilidade de manejo da verba repassada pelo governo do Estado, porque a diretora, única pessoa autorizada a gerir esses recursos, havia sido exonerada em dezembro. Nos três primeiros meses do ano, o caixa escolar ficou intocado e necessidades básicas, como gastos com gás, luz e a merenda dos alunos, tiveram que ser bancadas, na medida do possível, por doações. Uma nova diretora foi nomeada neste mês.

Pais de estudantes se reuniram com os parlamentares e também pediram a manutenção do transporte dos alunos, a realização de oficinas pedagógicas e de recreação, apoio psicológico aos familiares das crianças matriculadas e a contratação de um técnico de enfermagem.

Confira nota enviada pela Secretaria de Estado de Educação sobre as constatações dos deputados em visita à escola:

"A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informa que a visita de deputados estaduais que compõem a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Escola Estadual Doutor Amaro Neves foi realizada com intenção de conhecer o espaço e as demandas da instituição de ensino, que é exclusiva para Educação Especial.

Os parlamentares, acompanhados de uma equipe da diretoria da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, responsável pela coordenação da escola, também visitaram a Doutor Amaro Neves com o objetivo de estreitar o relacionamento com os gestores escolares para atuarem como parceiros da unidade de ensino, dentro do que permite a legislação.

Sobre os problemas estruturais encontrados, a SEE esclarece que a escola irá fazer os reparos necessários dentro dos próximos dias com os recursos de manutenção e custeio que já constam em seu caixa escolar, que estava impossibilitado de ser movimentado devido à transição de diretor e, por isso, não foi possível realizar os ajustes anteriormente".

Fonte: ALMG


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por