Vinte e quatro ônibus metropolitanos foram multados e retirados de circulação durante a realização de uma operação do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER) nesta sexta-feira (25). As linhas faziam o trajeto de Esmeraldas/Belo Horizonte e Ribeirão das Neves/Belo Horizonte. Entretanto, o DER não soube informar a numeração dos veículos retidos.
 
Ainda conforme o órgão, a operação é fruto de reclamações e denúncias feitos por usuários em relação à má qualidade do transporte e a falta de segurança dos veículos. 
 
Durante a fiscalização, o DER ainda constatou outras irregularidades, como ônibus com pneus carecas, vazamento de óleo de direção, vidros trincados e falhas no feixe de molas. Todos os veículos são da empresa Saritur.
 
Além da fiscalização dos veículos nas garagens, o DER também acompanhou a chegada dos ônibus a Belo Horizonte e as paradas nos pontos de ônibus intermediários. O objetivo foi verificar o cumprimento do horário das viagens.
 
Todos os veículos notificados durante a fiscalização tiveram que retornar às garagens. Eles só poderão voltar a circular depois de todos os problemas solucionados, além de nova vistoria do DER. Caso as irregularidades tenham sido sanadas, os veículos poderão voltar ao transporte de passageiros.
 
A reportagem do Hoje em Dia tentou contato com a Saritur, mas ninguém foi encontrado para comentar a ação que aconteceu nos bairros Santa Cecília e Paraguay, em Esmeraldas, e Veneza e San Genaro, em Ribeirão das Neves.