Detento aproveita portão aberto e foge de Apac no Sul de Minas

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
29/05/2013 às 11:37.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:40

Um detento que cumpria pena por furto e escapou da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Passos, no Sul de Minas, está sendo procurado pela Polícia Militar nesta quarta-feira (29). Adriano José dos Santos, de 24 anos, aproveitou-se do portão aberto da unidade localizada a 4,5 quilômetros do centro da cidade para fugir.

De acordo com o presidente da diretoria-executiva da Apac, Roberto Junqueira, Santos trabalhava na faxina da associação há alguns meses. Ele estava limpando o pátio da unidade por volta das 10h20 quando o carro que faz escolta de presos entrou no local, o jovem fugiu.

“Ele correu para um matagal próximo, fizemos um rastreamento por ele, mas não o localizamos”, afirmou Junqueira. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que a pena total a qual Adriano foi condenado é de 13 anos e 2 meses. Santos já havia atingido a progressão da pena, faltam cinco anos, cinco meses e 24 dias de reclusão para que ele cumpra sua pendência com a Justiça.

A Apac possui capacidade para 126 detentos, mas atualmente apenas 90 estão cumprindo pena na unidade. A perspectiva é de que até a próxima semana sejam 101 detentos na associação, conforme Junqueira.

O presidente da Apac afirmou que a fuga trata-se de uma ocorrência isolada. “A última fuga que tivemos foi em janeiro, mas o detento se arrependeu dois dias depois e pediu para voltar”, contou.

Esta era a segunda vez que Adriano José dos Santos estava detido na Apac. Ele foi readmitido na unidade no dia 25 de fevereiro de 2013. Na primeira passagem, o passense havia saído para o regime condicional devido ao mesmo crime: furto.

A família de Adriano é de Passos e, por isso, a expectativa de Junqueira é de que o detento se entregue. “Ele sempre se comportou bem, nunca havia tido algum incidente assim”, afirmou. Caso ele seja recapturado, Santos passará por uma audiência de justificação na qual apresentará as justificativas para a fuga. Santos pode responder pela falta grave e, consequentemente, ter a regressão do regime semi-aberto.

Apac

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é uma entidade civil dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Na unidade de Passos, por exemplo, 24 detentos do regime fechado estão fazendo um curso de panificação realizado do lado externo da unidade, em um caminhão do Sesi.

Além disso, outros 23 presos do regime semi-aberto estão trabalhando na construção da Fundação de Ensino Superior de Passos. Os demais detentos atuam em atividades administrativas, como na faxina e manutenção da associação.

Atualizada às 14h08.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por