Quatro detentos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conseguiram escapar da prisão, durante o Ano Novo, após serrarem as grades das celas onde estavam. Dois deles foram capturados pela Polícia Militar (PM) na BR-040, na madrugada desta terça-feira (1°). 

Segundo a PM, após receberem denúncias de moradores, os agentes passaram a patrulhar a região do presídio e encontraram dois homens, de 27 e 31 anos, vestindo os uniformes vermelhos da Suapi. Os fugitivos haviam dobrado as calças até os joelhos e usavam blusas amarradas na cintura. 

Eles foram abordados enquanto caminhavam pela BR-040 no sentido BH, na altura do bairro Franciscângela, em Ribeirão das Neves. Após confirmarem a fuga, os detentos foram levados de volta para o presídio, por volta das 2h. Os outros dois detentos, que têm 23 e 34 anos, ainda não foram localizados. 

Por meio de nota a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) confirmou a fuga, que aconteceu por volta de 1h. Os detentos faziam parte do alojamento II da unidade prisional. "A Seap ressalta que a direção-geral da unidade abrirá um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. A unidade segue a sua rotina", concluiu o órgão. 

Outra fuga

Nessa segunda-feira (31) também aconteceu uma tentativa de fuga envolvendo nove detentos, segundo agentes penitenciários, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. 

A fuga foi impedida após os agentes localizarem quatro celulares, cinco chuços (objetos perfuro-contundentes), duas serras, uma Teresa (corda improvisada com lençóis), uma lança formada por cabos de vassouras, e outros materiais no anexo I do complexo penitenciário. 

Os nove detentos suspeitos de tentarem fugir foram isolados preventivamente e devem responder criminalmente e sofrerão sanções.

*Com Rosiane Cunha.

Leia mais:

Presos foragidos em Minas neste ano superam em 56% o total em 2017
Suspeito de participar de arrastão em Lagoa Santa é morto em confronta com a PM
Detentos do semiaberto são responsáveis pelo cuidado de área verde da Cidade Administrativa