A partir da próxima segunda-feira (17), os 14 serviços realizados pelo Detran em Belo Horizonte deverão ser previamente agendados. Conforme a Polícia Civil, o cidadão deverá acessar o site www.detran.mg.gov.br, escolher um dia e horário para atendimento e, somente depois, comparecer ao Detran.

Por dia, o Detran recebe, em média, mil cidadãos. A mudança foi implantada, de acordo com a polícia, para "oferecer ao cidadão mineiro comodidade, segurança e rapidez no atendimento presencial, evitando longas filas e reduzindo o tempo de espera para a prestação dos serviços".

Cada pessoa poderá agendar até três serviços por CPF, dentro do mesmo mês. Somente o titular do documento poderá realizar o serviço ou um terceiro que tenha uma procuração.

Também pelo site, o usuário tem a possibilidade de acessar o histórico dos atendimentos e, inclusive, modificar os serviços agendados, desde que o prazo seja com 30 minutos de antecedência do horário já programado. Ao chegar, o cidadão deverá validar a senha na recepção.

Em caso de imprevisto, será possível fazer o reagendamento da data pelo próprio site. "A tolerância para atrasos é de 15 minutos. O usuário que fizer o uso do sistema on-line e não comparecer a três agendamentos sem desmarcar com antecedência ficará suspenso por 30 dias", informou o Detran.

Em Belo Horizonte, a sede do Detran fica na avenida João Pinheiro, número 417, no bairro Boa Viagem. O horário de atendimento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Os serviços que necessitam de agendamento são:

·         Adição/Mudança de categoria da CNH
·         Alteração de dados do Condutor
·         Autoescola (Reabertura e cancelamento de pauta, troca de taxas, etc)
·         Baixa de comunicação de venda de veículo
·         Cadastramento Biométrico
·         Solicitar Carteira definitiva
·         Cadastramento de CNH Digital
·         Certidão de Prontuário
·         Certidão positiva de veículo
·         Habilitação para Estrangeiro
·         Exame de Legislação
·         Exame Reciclagem
·         Informações
·         Inscrição Inicial para 1ª habilitação/Reinício do Processo de habilitação
·         Parcelamento de Débitos incidentes sobre veículos
·         Pesquisa da situação do veículo
·         Print dos dados do veículo
·         Solicitar Renovação da CNH
·         Solicitar Segunda via da CNH
·         Transferência de Prontuário de outro Estado para Minas Gerais