sagrada

Formado totalmente por mulheres, a fanfarra feminina Sagrada Profana é o um dos destaques do dia

O pré-Carnaval de Belo Horizonte começou a plenos vapores - e não há chuva que o detenha. Neste sábado (16), dezenas de blocos, de diferentes estilos e formações, saem às ruas de vários bairros da capital.

Pela manhã, desfilam blocos como o "Queimando o Filme", dedicado ao audiovisual e criado por trabalhadores do setor. A concentração começou às 9h, na Rua Estrela do Sul, 89, no Santa Tereza. No mesmo horário, está marcada a concentração do Bloco da Vila Tiradentes, cuja primeira edição acontece neste ano, partindo da Rua Tapira, 20, no Concórdia. 

Às 10h, começou a se concentrar na Rua José Soares, 134, o Carna Flora. O bloco é formado por moradores do bairro Floramar e passeia por vários ritmos. No mesmo horário, o bloco Cidade Nova Pirô concentra-se para ocupar as ruas do bairro que o nomeia, saindo da Praça Barakat. Já Us Retrô leva a folia para a Pampulha, concentrando-se às 10h30 na Avenida Fleming, 200, no bairro Ouro Preto.

Às 11h30, começa o Samba da Feirinha, que busca o fortalecimento do samba na Região Oeste. O bloco acontece na Rua Marechal Foch, 11, no Grajaú. Já às 12h, concentram-se o Trema na Linguiça (Rua Benvinda de Carvalho, 301, Santo Antônio) e o Com Sagrados (Avenida Petrolina, 28, Sagrada Família).

Trema na Linguiça

No ano passado, o bloco Trema na Linguiça levou centenas de foliões às ruas do bairro Santo Antônio

Grande destaque do dia, a fanfarra feminina Sagrada Profana prepara-se para sair pela terceira vez a partir das 13h. Formado totalmente por mulheres e com foco nos sopros, o bloco feminista concentra-se na Rua Prelúdio, 309, no Santa Amélia. No mesmo horário, está marcada a concentração de outros dois blocos, o Tira Eu de Perto de Mim (Avenida Magenta, 65, Vitória) e o Malandros da Savassi (Rua Pernambuco, 1.078, Savassi).

Já às 14h, concentram diversos blocos, como #Mexiana (Rua Indianópolis, 992, Renascença) e Unidos de Guadalupe (Rua Castelo de Alcazar, 51). Outros que saem a partir deste horário são o Bloco do Cantinho (Avenida Paes de Abreu, 16, Ermelinda), Agora eu Animei (Rua Liginito, 89, Santa Efigênia) e Bloco dos Spartanos (Rua Castigliano, 1.216, Monsenhor Messias).

Às 15h é a hora do Morreu Bahia se preparar para desfilar. O bloco, que homenageia compositores baianos de axé, sai da Avenida Álvares Cabral, 370, no Lourdes. Às 16h, tem ainda o Bloco ZN, formado por moradores da Zona Norte, que sai da Rua Souza Gomes, 3, no São Bernardo. E para fechar o dia, os Tamborins Tantãs, único bloco cuja formação é formada apenas por tamborins. A concentração começa às 17h30, na Avenida Augusto de Lima, 744, no Centro.