Belo Horizonte já confirmou 14 casos de sarampo neste ano. Outros 255 exames estão sob investigação na capital, que lidera as notificações da doença no Estado. Na tentativa de barrar novas infecções, acontece neste sábado (19) o “Dia D de Vacinação”. Em BH, os 152 postos de saúde estarão abertos, das 8h às 17h

A mobilização, que ocorre em todo o país, é voltada exclusivamente para crianças de seis meses a 4 anos. O índice de cobertura vacinal, recomendado aos menores desta faixa etária, ainda não foi atingido. 

vacinacao
Postos de saúde de Belo Horizonte ficarão abertos das 8h às 17h

O público-alvo da ação deve receber duas doses: uma com 1 ano e outra aos 15 meses. A proteção contra a doença, altamente contagiosa e capaz de matar, só estará completa após o término do ciclo. 

Em Minas, os casos da doença aumentaram 24% em uma semana, passando de 41 notificações para 51, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ainda estão sendo investigadas 368 registros.

Segunda fase

A mobilização nacional contra o sarampo prossegue com uma segunda etapa, prevista de 18 a 30 de novembro. Dessa vez, o foco será quem tem de 20 a 29 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha – cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas, neste ano, 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

Leia Mais:

Casos de sarampo em Minas aumentam 24% em uma semana