Dia D de vacinação contra sarampo e pólio movimenta postos de saúde em BH

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
18/08/2018 às 17:50.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:59
 (Rosiane Cunha/Hoje em Dia)

(Rosiane Cunha/Hoje em Dia)

Neste sábado (18), todos os 151 centros de saúde de Belo Horizonte ficaram abertos para o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Nacional contra pólio e sarampo.

O secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, participou da mobilização acompanhado do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, no Centro de Saúde São Geraldo, na Região Leste da Capital.

 "O movimento ainda está aquém do esperado. Nós precisamos que as pessoas sejam convencidas a trazer seus filhos para vacinar. É isso que vai impedir que a doença, que por enquanto está lá no Norte do país, chegue aqui", explica Jackson Machado. 

O ministro também reforçou a importância das campanhas. “Nós já temos alguns anos que não temos mais surto e casos de poliomielite, mas o sarampo voltou ao Brasil esse ano por conta também da entrada dos imigrantes da Venezuela. As vacinas contra as duas doenças são oferecidas durante o ano inteiro e nós tivemos a percepção da baixa cobertura tanto da poliomielite quanto do sarampo. Então, nós estamos reforçando a campanha, fazendo um apelo à população para que nós possamos ter uma massificação acima de 95% da vacinação dessas crianças acima de 1 ano até 5 anos de idade”, afirma Occhi.

No Posto do São Geraldo, a criançada que veio tomar a vacina participou de várias atrações lúdicas e ações de promoção à saúde. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, até a última quinta-feira (16), 16.194 doses contra a pólio foram aplicadas, o que significa 14,8% das crianças de 1 a 5 anos. 

Já contra o sarampo foram 15.812 doses, 14,4% do público-alvo. A meta da secretaria é vacinar 109.438 crianças. Na capital, a cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 ano de idade é de 93% para a primeira dose e 78% para a segunda.

Sabrina Prates veio trazer  Isabella, de dois anos, para tomar as doses de reforço e disse que o cartão da menina está em dia. "Ela adoece muito, então eu nunca deixo de trazer para tomar as vacinas", explicou a dona de casa.

A manicure Flaviane Félix tem quatro filhos e neste sábado veio ao posto com a Arthur, 4 anos,  para tomar as doses contra o sarampo e a poliomielite.  O menino não gostou muito e deu trabalho para as enfermeiras, mas foi só a personagem da galinha pintadinha aparecer para ele esquecer da "picadinha".Rosiane Cunha / Hoje em Dia / Arthur, 4 anos, esqueceu a "picadinha" após abraçar a personagem da galinha pintadinha

Lívia Teixeira é mãe da Lara teixeira, 2 anos e 11 meses, e hoje ela tomou as duas vacinas que estão sendo dadas pela campanha.  "É muito importante, porque as notícias de que algumas doenças como o sarampo têm voltado assustam muito a gente. Então é responsabilidade da gente que é pai e mãe levar para vacinar".

E para quem perdeu o horário da campanha neste sábado, a PBH reforça o alerta a para levar as crianças às unidades de saúde e atualizar o cartão de vacinação até 31 de agosto.

Sarampo

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 35 casos suspeitos da doença são investigados no estado. No boletim divulgado pela pasta, consta que 115 notificações suspeitas foram descartadas. Até a última sexta-feira (17), não havia casos confirmados de sarampo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por