O Dia do Servidor Público é celebrado no dia 28 de outubro, mas neste ano os governos Federal e Estadual decidiram transferir a comemoração para sexta-feira (30), permitindo que muitos trabalhadores possam ter um maior descanso – já que segunda-feira (2) é feriado de Finados.

Os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, não terão o trabalho suspenso nesta sexta. E o INSS, que já havia anunciado que fecharia as agências hoje, voltou atrás e decidiu transferir o Dia do Servidor Público para 23 de novembro – já que há uma grande fila de segurados aguardando por atendimento ou perícia médica.

Veja o que funciona nesta sexta-feira:

Governo Federal

Nesta sexta-feira, é ponto facultativo nos equipamentos públicos federais. Assim, via de regra, não haverá expediente nos ministérios e em outros órgãos públicos.

Mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu manter os atendimentos já agendados, seja administrativos ou perícias médicas. O órgão adiou o ponto facultativo para 23 de novembro, quando, então, as agências estarão fechadas para atendimento.

Governo de Minas

É ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nesta sexta-feira. Ficam ressalvados os serviços de natureza médico-hospitalar, de segurança pública, os das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), os da Fundação TV Minas Cultural e Educativa e os dos Museus, considerados imprescindíveis a critério das autoridades competentes. As Farmácias de Minas ficam fechadas nesta sexta. 

Justiça em Minas

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o expediente forense será suspenso, na capital e nas comarcas do interior nesta sexta-feira. O trabalho é de plantão, para apreciação e processamento das medidas urgentes. Ficam prorrogados para o dia 6 de novembro os prazos que iniciarem ou vencerem no período.