Dia Mundial de Combate à Aids tem programação para estimular a prevenção contra o HIV em BH

Da Redação
portal@jornalhojeemdia.com.br
30/11/2021 às 22:04.
Atualizado em 08/12/2021 às 01:11
 (Reprodução / Ministério da Saúde)

(Reprodução / Ministério da Saúde)

Em Belo Horizonte, quase 50% dos novos casos de Aids ocorrem em pessoas com idades entre 15 e 29 anos. E especialistas alertam que a prevenção é a estratégia mais eficaz para o combate à transmissão do HIV. Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta quarta-feira (1º), serão realizadas ações sobre prevenção pelo Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids e pelo grupo Mobiliza SUS, em pontos estratégicos da cidade.

A programação preparada pela Prefeitura de Belo Horizonte prevê ações regionalizadas sobre prevenção de ISTs e redução de danos com atenção voltada para populações mais vulneráveis, como profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua. 

Um carro de som com faixas e banners percorrerá locais de grande circulação de pessoas, como Praça Floriano Peixoto, Praça 7, Praça Raul Soares, Viaduto Helena Greco, Praça da Estação e Rua Guaicurus. Nestes pontos haverá entrega de material informativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids. A ação será realizada das 13h às 18h seguindo as normas sanitárias de controle da Covid-19. A ação será realizada das 13h às 18h seguindo as normas sanitárias de controle da Covid-19.

Os moradores da capital já têm acesso diversas opções de preservação contra a doença, como preservativos, testagem rápida, ampliação do acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nos serviços especializados, ações de redução de danos, comunicação e educação. O autoteste também é uma possibilidade e tem sido distribuído no Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (CTA-UAI) e CTA-SAE Sagrada Família, Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR DIP) Orestes Diniz, além das equipes do BH de Mãos Dadas Contra a Aids, Unidade de Referência Secundária Centro-Sul, Hospital Eduardo de Menezes e Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig). 

Nesta quarta-feira (1),  o prédio sede da Prefeitura, na avenida Afonso Pena, será iluminado na cor vermelha para lembrar o combate à doença.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por