Mesmo faltando mais de duas semanas para o fim do inverno, o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar vão permanecer na capital mineira nos próximos dias. O clima típico de deserto deve castigar ainda mais os belo-horizontinos neste sábado. Médicos alertam que a secura é extremamente prejudicial à saúde.

pôr do sol dia temperatura
Pôr-do-sol dos últimos dias encanta muita gente, mas forte calor e tempo seco demanda cuidados

Nessa sexta-feira, a umidade chegou a 15% em BH. Hoje, a previsão é que suba um pouco, chegando a 20% – considerado estado de alerta. No domingo, haverá uma ligeira melhora, com o índice em 30%. Porém, a taxa recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 60%.

A Defesa Civil enviou um alerta à população, pedindo que os moradores redobrem a hidratação. Outras recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente, fugir do sol e beber muita água.

Previsão do tempo

Quem estiver na metrópole terá um fim de semana de altas temperaturas. No sábado e domingo, conforme a meteorologista Anete Fernandes, a máxima deve ficar nos 30ºC. “Por enquanto, não há previsão de chuva”, declarou.

O tempo seco e quente, segundo explicou a especialista, é típico do fim do inverno. “Com a chegada da primavera, em 22 de setembro, pode ter mudança”, disse.

Incêndios

Em meio aos riscos à saúde, outro alerta sobre o clima seco é com relação à proliferação de focos de incêndio. Nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros tem mais trabalho no combate às queimadas, que demandam esforços em todas as regiões do Estado.

Leia Mais:
Profissionais do setor de eventos fazem manifestação e pedem retomada das atividades em BH
Lojistas de BH comemoram autorização de abertura aos sábados
Bares de BH permanecem impedidos de vender bebida alcoólica durante a semana