A dieta cetogênica, que consiste na redução de ingestão de carboidratos durante um período determinado, costuma ter bastante adesão na época que antecede o verão, pois há uma promessa de emagrecimento rápido. Mas antes de sair cortando o arroz e o pão da alimentação, é importante estar bem informado sobre as características da dieta.

Confira seis mitos e verdades sobre essa mudança na alimentação:

1) Dieta Cetogênica exige consumo zero de carboidrato

Mito: A ideia do consumo de carboidratos no nível zero é praticamente impossível. Seguir uma dieta Cetogênica significa reduzir bastante o índice de carboidratos, mas as verduras e legumes terão alguma quantidade deles. Caso o modelo de alimentação seja seguido à risca, serão consumidos cerca de 20 gramas de carboidratos por dia. Isso já vai ser o suficiente para que o corpo entre em estado de cetose – que é o momento em que o corpo começa a consumir os ácidos graxos, ou seja, a gordura do corpo como fonte de energia, devido à ausência de carboidratos.

 

2) Basta comer apenas proteínas

Mito: Na verdade as pessoas não devem ter um consumo exagerado de proteínas. O excesso de proteína pode ser convertido em glicose pelo corpo. Apesar de exigir uma presença grande de carnes, ovos, peixes, laticínios integrais e frutos do mar, a dieta cetogênica também conta com a presença de alimentos como legumes de baixo índice glicêmico, folhas, nozes e castanhas, manteiga, gorduras de boa qualidade (como óleo de coco e azeite de oliva), frutas de baixo índice glicêmico em moderação (como mirtilos, amora e morango), e bebidas como café e chá. O que aumenta bastante é o consumo de gorduras saudáveis de origem animais e vegetal, um macronutriente que, ao contrário das crenças de tanta gente, não engorda.

 

3) É uma dieta complexa de seguir

Mito: Não há complexidades para seguir este tipo de alimentação. De forma geral, basta restringir o consumo de carboidratos, alimentos industrializados e refinados, e consumir alimentos verdadeiros. Mesmo assim, é importante ter o aval de um profissional.

 

4) Qualquer um pode fazer

Verdade: não há qualquer tipo de restrição quanto à dieta cetogênica. As pessoas que mais se beneficiariam deste estilo alimentar são aquelas que visam perda acelerada de peso, diabéticos e pessoas que sofrem de problemas relacionados a síndrome metabólica.

 

5) É preciso esperar o corpo “se acostumar”

Verdade: é importante levar em consideração que o corpo precisa de um período de adaptação quando mudanças bruscas são feitas na dieta. Muita gente que muda a dieta de repente precisa saber que nas duas semanas seguintes o corpo pode sofrer alguns efeitos depois de tantos anos acostumado a consumir tanto açúcar. É mais ou menos a situação da abstinência que fumantes sentem quando param de fumar, por exemplo, pois isso exige um tempo para que o corpo comece a se sentir melhor. Se você não se sentir com energia e disposição no começo, saiba que em breve seu corpo vai se acostumar e se sentir melhor.

 

6) Não existe risco de ter cetoacidose

Verdade: O excesso de corpos cetônicos é eliminado na urina, ao contrário do que muitos pregam, e o excesso que causaria a chamada cetoacidose não é causado pela alimentação. Alguns desses corpos cetônicos que não foram utilizados são liberados na urina.

 

Fonte: Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia