Dois pacotes com sementes desconhecidas foram entregues pelos Correios em Minas; são 199 no país

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
02/10/2020 às 18:51.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:42
 (Pixabay)

(Pixabay)

Quem receber algum pacote entregue por serviço postal que contenha sementes ou mudas desconhecidas não deve plantá-las sob hipótese alguma. Esse alerta foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que já registrou até o momento 199 casos de entregas da substância misteriosa no país, sendo dois casos em Minas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) também publicou uma orientação para as pessoas que receberem um pacote suspeito. 

De acordo com o ministério, a pasta tem recebido denúncias de que moradores de diferentes partes do país estariam recebendo, pelos Correios, pacotes com sementes e plantas vindas de diferentes países, sem que tenham solicitado. Segundo o Mapa, os remetentes são originários de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong, e foram recebidos em 23 estados mais o Distrito Federal.

Antes que houvesse um registro em BH, a Emater-MG já havia feito um alerta aos mineiros, explicando que esses materiais podem ser extremamente perigosos para a nossa produção vegetal, ameaçando principalmente a produção de alimentos. “Essas sementes, ou outras partes de plantas, podem ser de ervas daninhas, que se espalham sem controle. Ou mesmo podem conter vírus, fungos ou bactérias, capazes de infectar e provocar danos à nossa produção vegetal”, explicou o órgão.

Para quem receber um pacote suspeito, as recomendações são as seguintes:

- Não abra o pacote!
- Caso já tenha aberto, não consuma esse material, não plante as sementes, e também não jogue no lixo.
- Comunique, assim que possível, o Ministério da Agricultura sobre esse recebimento. O e-mail para fazer essa comunicação é gab-mg@agricultura.gov.br .
- O material pode ser entregue em qualquer unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ou do Sindicato de Produtores Rurais de seu município. Todas essas instituições estão aptas a receber essas sementes ou mudas e encaminhá-las para análise.

Sem punição

De acordo com o Mapa, ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenham efetuado o plantio. 

A lista de produtos com importação autorizada está disponível para livre consulta aqui.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por