Foram confirmados nesta sexta-feira (19) os dois primeiros casos de zika vírus no município de Montes Claros, no Norte de Minas. São duas gestantes que já estão em observação pela Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde, Ana Paula de Oliveira Nascimento, explicou que foram coletadas amostras de vários casos suspeitos no município, não apenas de grávidas, mas que os demais deram resultado negativo.

Na terça-feira (23), a Secretaria e a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, representante do Estado na cidade e que confirmou as ocorrências, vão fazer uma reunião para definir o protocolo de acompanhamento das gestantes.

Neste sábado (20), às 7h30, no Centro da cidade, está prevista uma caminhada de conscientização da população local para prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Levantamentos

Conforme o levantamento publicado na terça-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde, em relação ao zika vírus, todos os 166 casos notificados em Minas Gerais, em 2016, seguem sob investigação.

Em relação à Dengue, são 62.271 casos prováveis e dois óbitos. Em relação à Febre Chikungunya, 260 casos foram notificados neste ano: 132 desses já foram descartados e 128 seguem em investigação.

Ainda não existem casos autóctones (com transmissão dentro do estado) confirmados da doença em Minas Gerais.