Católicos mineiros de toda a capital e até de outras partes do estado acordaram cedinho neste domingo (29) e deixaram suas casas para dar as boas-vindas à Semana Santa. Cerca de mil fiéis escolheram a Praça do Cristo, no bairro Milionários, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, como ponto de encontro. A celebração, aos pés da estátua do Cristo Redentor, foi conduzida pelo arcebispo metropolitano de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. 
 
Antes da missa, os fiéis caminharam em procissão, partindo da Paróquia São José e São Gabriel Passionista até a praça do bairro. No local, os ramos carregados pelos católicos foram abençoados coletivamente pelo religioso, que há anos escolhe comunidades mais distantes e simples da capital para celebrar o rito. 
 
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e simboliza a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém. "Quando celebramos a Semana Santa, iniciada com o Domingo de Ramos, nós renovamos em nossos corações o grande convite para serguimos os passos do Senhor, até chegarmos no dia a dia à condição de também viver em oferta", lembrou Dom Walmor.
 
A aposentada Gisélia Brandão, de 65 anos, viajou 50 quilômetros para acompanhar a missa na capital e levar pra casa um ramo abençoado. "Vim de Ouro Preto só para assistir à missa de Dom Walmor. Para mim, ele representa a pessoa que está incentivando os católicos a se reunirem com fé e celebrarem", disse. 
 
Moradora do bairro, a aposentada Maria de Fátima Vieira Souza, de 60 anos, manteve a tradição de acordar no Domingo de Ramos e se deslocar para a praça, onde comemora o início dos festejos da Semana Santa. "Venho todo ano. Para mim é o marco da Semana Santa, é o início de tudo. O período em que buscamos refletir mais sobre a vida e seguir os ensinamentos de Cristo", afirmou.
 
Gutierrez
 
No bairro Gutierrez, na região Oeste da capital, cerca de 400 pessoas se reuniram na Praça Leonardo Gutierrez, em frente à Paróquia Santíssima Trindade, para celebrar a data. Os fiéis benzeram os ramos em uma solenidade ao ar livre, na presença do bispo auxiliar da capital, Dom Joaquim Mol, e do padre titular da paróquia, José Roberto de Abreu e Silva. Após a bênção, os fiéis seguiram para a igreja, onde foi realizada a missa de Domingo de Ramos, em cerca de uma hora e meia de celebração.
 
Até o fim deste domingo, dezenas de celebrações serão realizadas em paróquias de Belo Horizonte. 
 
Confira a programação completa no site da Arquidiocese de Belo Horizonte: www.arquidiocesebh.org.br
 
Veja imagens da celebração: