O domingo (18) do belo-horizontino começou com temperatura baixa, mas os termômetros vão elevar e o calor irá predominar. O dia também será marcado pela secura extrema. As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet).

Conforme o instituto, a mínima na cidade foi de 13ºC durante a madrugada. Porém, com o passar das horas, a temperatura vai subir e deve registrar máxima de 27ºC no período da tarde. "O domingo terá predomínio de céu claro e muito seco, além rajadas de vento ocasionais", informou.

A má notícia fica por conta da baixa umidade relativa do ar, que coloca a cidade em estado de atenção devido à secura. O índice deve chegar a 30% à tarde, sendo que o recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

Secura

Neste cenário de baixa umidade relativa do ar, a população não deve descuidar da saúde, principalmente de crianças e idosos. Pele seca e doenças respiratórias são os principais desconfortos causados. Especialistas recomendam evitar o sol no período da tarde. A partir do meio-dia já é possível sentir com maior intensidade as consequências da baixa umidade. 

Quem tem problema respiratório e os atletas amadores precisam evitar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, e usar roupas mais leves, além de passar creme hidratante e protetor solar. É recomendável, também, evitar a ingestão dos diuréticos, como café e álcool. Água, sucos naturais e frutas são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo nesta época de secura.

Próximos dias

Até a próxima quarta-feira (21), a condição climática, de madrugadas frias e dias quentes, deve se manter. A mínima em BH, segundo o Inmet, será de 13ºC na segunda-feira (19), e a máxima, na terça (20) e quarta, de 28ºC.