Beber água com frequência é a recomendação básica de todo profissional da saúde, mas o conselho é potencializado ainda mais em dias de tempo seco, como ocorre nos últimos dias em BH. Nesta terça-feira (28), segundo a Defesa Civil do município, a umidade relativa do ar gira em torno dos 40%. 

Para evitar a desidratação e regular o organismo, o ser humano precisa beber uma boa quantidade de água por dia, mas isso varia de acordo com diversos fatores como idade e peso. Para alguns, dois litros de água por dia é suficiente, para outros, é necessário consumir pelo menos três litros ou mais, em casos de esportistas, por exemplo. 

O portal Saúde Brasil disponibilizou sete dicas para aumentar o consumo de água no dia a dia e, consequentemente, se manter saudável:

- Água aromatizada

Se o gosto da água não é muito atrativo,  uma dica é "temperar" a água com alguns sabores, por exemplo, adicionando algumas rodelas de limão, folhas de hortelã, canela em pau, abacaxi ou gengibre. 

- Garrafinha na mão

Ter à mão cantis ou garrafinhas de água ajudam a aumentar o consumo da bebida fora de casa. Além de ajudar a lembrar de beber água, as garrafinhas ainda podem ser reabastecidas em filtros ou bebedouros. 

-  Chá e café

Além de seu estado puro, a água pode ser consumida também na forma de café e chás, o que pode ajudar a deixar o hábito quase imperceptível, já que o café, por exemplo, faz parte da cultura alimentar dos brasileiros. Neste caso, a dica é não adicionar açúcar nestas bebidas, para manter o hábito de forma mais saudável. 

- Água em forma de alimento

Ao consumir mais frutas e verduras, você consequentemente, irá consumir mais água, já que a maioria destes alimentos tem alto teor da bebida. Para se ter uma ideia, a maioria das frutas concentra entre 80% e 90% de água. 

- Trocar refrigerantes por água com gás e limão

Para quem é fã de refrigerantes, fica um pouco mais difícil abrir mão deste hábito. Mas uma forma de diminuir este consumo nada saudável é ir substituindo gradativamente essas bebidas industrializadas e adoçadas por água com gás e limão. 

- Um copo de água antes das refeições

Cerca de meia hora antes de cada refeição, tome um copo d'água. A estratégia pode ajudar principalmente os esquecidos, que assim, podem garantir a ingestão de pelo cinco copos de água por dia. 

- Tecnologia

A tecnologia pode ser uma aliada para a missão de beber água. Há diversos aplicativos disponíveis para celulares e gratuitos que, dentre outras funções, emitem um lembrete sonoro e ajudam a controlar a quantidade de água ingerida diariamente. 

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