O edital para credenciamento de artistas, bandas e grupos musicais para compor a programação dos palcos oficiais do Carnaval de Belo Horizonte 2018 permanece aberto até dia 5 de janeiro. De acordo com a Belotur, artistas locais ou regionais, de qualquer estilo musical, podem se candidatar.

Os interessados devem solicitar o edital, gratuitamente, via e-mail (licitacoes.belotur@pbh.gov.br) ou pessoalmente junto à Comissão Permanente de Licitação da Belotur (na Rua da Bahia, 888, 6° andar, Centro, BH/MG). Para o credenciamento, deve-se entregar, na Belotur, um​ envelope​ devidamente identificado​ com toda​ a documentação artística prevista no edital.

A seleção das propostas será realizada em três etapas (habilitação, avaliação técnica e classificação). Após a publicação da classificação final, os proponentes habilitados artisticamente serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial do Município (DOM), para entrega da documentação de habilitação jurídica. O resultado final também será exclusivamente publicado no DOM.  

Os artistas serão divididos em duas categorias, após análise do material artístico apresentado: "Artista ou grupo musical que comprove consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública em âmbito local", com remuneração de R$ 3.500; e "Artista ou grupo musical que apresente comprove consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública em âmbito regional", com remuneração de R$ 7.000,00.