Importante ponto turístico da região Sul de Minas, recebendo grande número de visitantes todos os anos em busca das águas termais, a cidade de Caxambu aposta também na educação como motor do desenvolvimento. No segundo semestre do ano passado, o município comemorou a volta da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), que atuou na cidade de 1999 a 2011, com o curso de Direito.

A unidade funciona em parceria com o Centro Educacional Genny Gomes, uma instituição de referência na cidade. “Verificamos que a microrregião de Caxambu, envolvendo um raio de 80 Km, estava carente de instituições de ensino”, afirma a reitora Gleicione Bagne de Souza.

A iniciativa atende aos anseios da população. “O sonho da escola era ter uma faculdade e firmar a cidade como um polo em educação”, afirma a diretora do centro educacional, Jenny Gomes Aragão, que recebeu de braços abertos a proposta de parceria com a universidade.

Em um terreno de quase 2 mil metros quadrados, a escola oferece turmas do ensino infantil ao médio durante o dia. São mais de 590 alunos que contam com 15 salas, duas quadras esportivas e uma terceira em reforma para ampliação, bicicletário, lanchonete, elevador panorâmico que garante o acesso de pessoas com necessidades especiais e toda infraestrutura inclusiva, como placas em braile.

Compartilhamento
A mesma estrutura atende aos alunos de Direito da UninCor à noite, que usufruem ainda de uma sala de informática e biblioteca. “Isso gera benefícios para a cidade, pois além dos empregos temos prestadores de serviço, como papelaria, padaria, uniforme e outros”, avalia o presidente da associação mantenedora do Centro Educacional Genny Gomes, Márcio Antônio Dias.

Com duas turmas e 65 alunos, a UninCor já atende a moradores de cinco municípios. No segundo semestre começam os cursos de pós-graduação. Serão dois na área de Direito e três MBA destinados a gestão financeira, recursos humanos e empresarial. “A pretensão da universidade é trazer cerca de 15 cursos para o município a partir de 2017”, afirma o professor e gestor da unidade de Caxambu, Paulo Afonso.

 

A Unincor está com processo seletivo aberto. As inscrições ocorrem até o dia 22 de junho, pelo site unincor.br

 

Um curso de gastronomia já está sendo pensado para o ano que vem. “Será um curso a distância com encontro mensal de quatro dias”, afirma Paulo. Um restaurante da cidade vai ser a cozinha-escola, e nos hotéis serão ministrados minicursos. “Esses encontros serão eventos gastronômicos na cidade, o que movimenta a economia”, garante.

Aprovação
Pelos corredores tanto na parte do dia, quanto à noite, o clima é de integração e satisfação com o ensino. “Fazer o curso de Direito era um sonho antigo e, com essa volta, não poderia perder a oportunidade”, diz o taxista Ariovaldo de Souza, de 41 anos.

Alunos de outras cidades também comemoram o retorno do curso. “Fazia faculdade em São Loureço e transferi para Caxambu. É mais perto da minha cidade e as estruturas física e acadêmica são melhores”, avalia Elisângela Aparecida, de 24 anos, que mora em Cruzília.

caxambu3

Durante o dia, o Centro Educacional é voltado para alunos dos ensinos infantil e médio

Leia mais: 

Eleitores declaram preferência por nome novo na política em Caxambu