Mineiros com até 33 anos e interessados em fazer pós-graduação fora do Brasil devem ficar atentos. Começa nesta quinta-feira (2) e vai até o dia 29 a inscrição para o programa de bolsas do governo do Japão, que oferece cursos de até dois anos no país asiático. As partidas acontecem em abril e setembro do ano que vem.

O programa inclui o pagamento da passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. O benefício é oferecido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. O atendimento aos interessados de Minas Gerais acontece no consulado japonês, no Rio de Janeiro.

Segundo o órgão, os estudantes ainda terão a oportunidade de cursar mestrado ou doutorado por lá. Um curso do idioma local, de seis meses, está incluso para os candidatos que não têm o domínio da língua. Neste caso, porém, é preciso ser fluente em inglês para cumprir os exames de qualificação.

Áreas
O programa de bolsas é estendido a graduados de todas as áreas, desde que o tema tenha relação com a graduação na universidade brasileira. Médicos e dentistas, por determinação do Ministério da Saúde do Japão, devem obter uma licença do órgão, que pode ser adquirida pela internet. 

Segundo o consulado, a bolsa mensal para o pesquisador brasileiro será de 143 mil ienes (cerca de R$ 5 mil).

A lista completa de documentos e etapas do processo seletivo, que inclui envio de documentação, provas escritas e presenciais, está disponível no site www.rio.br.emb-japan.go.jp. Dúvidas são esclarecidas, por telefone, todas as quartas-feiras, de 14h às 17h, pelo número (21) 2240-2383.

Moradores da região do Triângulo Mineiro são atendidos pelo Consulado do Japão em São Paulo. Datas e informações pelo telefone (11) 3254-0100.