Os inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, já podem consultar o local das provas. É que os cartões de confirmação de inscrição foram divulgados na manhã desta quarta-feira (16) pelo Instituto  Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo exame. 

O documento pode ser acessado pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem para celular, disponível em lojas virtuais para sistema Android e IOS. Para acessar o Cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. Em Minas Gerais, são 972 locais de prova distribuídos em 188 municípios.

Enem
 Para acessar o cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019

Assim que a consulta ao cartão foi autorizada pelo Inep, muita gente foi conferir o local de prova. Em Belo Horizonte, entre as escolas confirmadas pelos candidatos estão: a unidade Pitágoras de Venda Nova, a Newton Paiva do Buritis e o Centro Universitário Una do bairro de Lourdes. A

Na capital, ainda há uma preocupação extra este ano, por causa das provas previstas para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É que o segundo dia de provas do exame cairá em um domingo, dia 10 de novembro, também data do maior clássico do Estado: Cruzeiro x Atlético. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que os dois times mineiros vão se enfrentar no Estádio Mineirão, na região da Pampulha, no segundo domingo do mês. A partida, que tem a Raposa como mandante, será às 16 horas e válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.  A UFMG ainda não confirmou se irá receber as provas. 

Procurada, a BHTrans informou que ainda não recebeu nenhum comunicado do Inep com os locais de prova para que o planejamento do trânsito seja feito. Mas adiantou que o transporte coletivo vai ser intensificado e as pistas do Move devem ser prioridade.

Para evitar atrasos, a orientação da BHTrans é que o candidato saia de casa mais cedo, dê preferência para o transporte coletivo e, se não souber como chegar ao local, pesquise e faça o trajeto antes. A previsão é que o planejamento da BHtrans para o Enem seja divulgado uma semana antes da primeira prova, que será realizada no dia 3 de novembro.

A Polícia Militar também não tem um planejamento fechado para a segurança, mas adiantou, por meio de nota, que haverá um esquema especial para a cobertura de ambos eventos, tanto o Enem quanto o clássico no Mineirão. "O planejamento operacional da Corporação obedece a mesma estruturação de emprego do policiamento já estabelecidos para esses tipos de eventos de forma a garantir total segurança para a realização simultânea desses eventos", esclareceu em nota.

Cartão de confirmação

Além do local de prova, com o cartão de confirmação em mãos os participantes poderão conferir:

  • o número de inscrição;
  • as datas e os horários do exame;
  • a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição;
  • o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

“A primeira recomendação é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”, disse à Agência Brasil o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro.

Declaração de comparecimento

Na edição deste ano, os participantes poderão obter a Declaração de Comparecimento para justificar, por exemplo, ausência no trabalho. A declaração pode ser acessada na Página do Participante e deve ser levada impressa nos dias da prova e entregue ao fiscal da sala.

Haverá uma declaração para cada dia. Para o primeiro domingo, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. Já o documento para o segundo domingo, 11 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro. O Inep não fornece comprovante de presença após as datas das provas.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Orientações para o candidato

Trajeto – O Inep recomenda que os participantes conheçam com antecedência a rota que farão até chegar ao local das provas. Isso é importante para que se planeje qual o transporte público utilizar nos dias, os horários de trens, metrôs ou ônibus, por exemplo.

Horário – Os portões abrirão ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Segurança – Pela primeira vez no Enem, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico.

Serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. Isso significa que, se algum alarme tocar, o candidato será desclassificado.

Uma vez sabendo o local de aplicação, o diretor recomenda que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”.

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

* Com Agência Brasil e MEC.

Leia mais:
Cartilha destrincha redação do Enem ponto a ponto
Enem 2019 será em dia de clássico entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão