Estudantes que se preparam para o Enem sabem: muitas horas lendo livros e fazendo exercícios pode ser uma rotina bastante cansativa. A poucos meses da prova, é importante, em meio a tanto estudo, manter a mente descansada para garantir bom desempenho. Uma excelente forma de relaxar e, ao mesmo tempo, aprender, é assistir a filmes e séries. Além de ensinar conteúdo propriamente dito, as produções fortalecem o repertório sociocultural, uma das competências exigidas no Enem.

Apesar de recomendarem, especialistas alertam que é preciso cuidado, tanto na hora de escolher o título quanto na hora de assistir a ele, especialmente os de ficção que se baseiam em histórias verídicas. "Não são só os documentários que podem ensinar coisas úteis para a prova, alguns filmes e séries de ficção também abordam temas relevantes, mas o estudante precisa saber diferenciar o que de fato aconteceu do que está sendo romanceado", explica o professor José Eustáquio Simões, coordenador do Pré-Enem do Promove.

Para ajudar os estudantes a se prepararem para o exame, que acontece em 3 e 10 de novembro, o professor indicou nove filmes que podem ser facilmente encontrados na Netflix. Confira a lista:

"Guerras do Brasil.doc" - série documental
A história por trás dos principais conflitos armados da história do Brasil. A partir de depoimentos de especialistas, imagens de arquivo e ilustrações, confrontos memoráveis do país, como as Guerras da Conquista, Guerras dos Palmares, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico, são revisitados.

"A Segunda Guerra em Cores" - série documental
O documentário foi criado a partir da restauração e coloração de imagens reais dos momentos mais dramáticos da Segunda Guerra Mundial. 

"A batalha da Rússia" - filme documental
A produção, de 1943, é um capítulo de uma série de documentários de Frank Capra. A batalha da Rússia traz uma defesa enfática da aliança entre os Estados Unidos e a União Soviética para combater os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

"Explicando" - série com atualidades
Muito interessante para estudar atualidades, a série explora temas tão variados como a ascensão das moedas digitais, a razão do fracasso das dietas e o mundo selvagem do K-pop.

"Getúlio" - filme de ficção
A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

"Nise - O coração da loucura" - filme de ficção
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

"Nosso planeta" - minissérie
Com imagens nunca vistas, o ambicioso documentário traz a beleza natural da Terra e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas.

"The Must Unknown" - filme documental
Nove cientistas são enviados para as mais extraordinárias partes do mundo com a missão de descobrir as inesperadas respostas para algumas das principais questões da humanidade: o início da vida, a importância do tempo, o despertar da consciência e nosso tamanho diante do universo. Através de pesquisas práticas e teóricas, eles buscam revelar o que há de mais profundo no mundo.

"Pearl Harbor" - filme de ficção
Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.

Além da Netflix

Outra opção para assistir a filmes com conteúdos educativos é a Videocamp, que reúne produções raramente encontradas em outros meios. A forma com que os conteúdos são assistidos também é diferente das plataformas de streaming tradicionais: o usuário deve agendar uma exibição e convidar espectadores. 

Para professores, esse formato pode ser bastante interessante, já que há a possibiliade de organizar atividades e debates sobre o filme após sua exibição. A plataforma ainda disponibiliza guias de debate sobre os filmes e materiais de apoio para alguns títulos.

A própria plataforma criou uma lista entre seus títulos para ajudar a estudar para o Enem, com vinte produções audiovisuais que tratam de temas que podem ser cobrados na redação. Confira:

"Hoax" - filme documentário
Três amigos que moram num bairro de periferia fazem um vídeo simulando o assassinato de um deles para impressionar os amigos. O vídeo acaba caindo na internet e é visto por toda a cidade. Acreditando que seja verdade, as pessoas exigem alguma providência das autoridades.

"O Elo Perdido" – filme documentário
O Brasil que Pedala: Da pequena Afuá - PA às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros, e "Elo Perdido" investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

"Carne, Osso" – filme documentário
s frigoríficos brasileiros ganham mercado em todo o mundo. Mas na esteira desse sucesso estão histórias pouco conhecidas de trabalhadores afastados por jornadas intensas, penosas e repetitivas.

"Água Mole Pedra Dura" - filme documentário
Com as populações em ascensão, as gerações presentes e futuras buscarão soluções de como lidar com as crises da água nas grandes cidades.

"Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais" - filme documentário
Trata dos 30 anos do lançamento do livro "Brasil Nunca Mais", um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. A ideia da publicação era tentar garantir que a tortura e o desrespeito aos direitos humanos praticados por agentes do Estado não acontecessem mais.

"Dia Do Progresso" - filme documentário
Em meio a uma das piores crises do Brasil, com o maior índice de desemprego da história do país, o filme fala sobre relações humanas.

"#MeninaPodeTudo – Machismo e Violência Contra a Mulher na Juventude" - filme documentário
Os casos de feminicídios e expressões machistas têm crescido exponencialmente nos últimos ano. Por isso, a escola de jornalismo independente "É nois", em parceria com os institutos Vladimir Herzog e Patrícia Galvão, desenvolveram um documentário com dados obtidos em pesquisas pela internet e depoimentos de jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Porto Alegre.

"Vestidas de Noiva: Um Documentário Sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil" - filme documentário
Celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias LGBTQI+.

"Luiza" - filme documentário
“Luiza” trata da delicada relação entre uma jovem com deficiência e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, relações entre pais e filhos, super-proteção da família, autonomia, diferenças e amor.

"EP. 3 Política: modo de usar - poder público"
As inovações e as transformações associadas com as tecnologias e a dinâmica de redes há tempos foram incorporadas para os diversos ambientes da vida social: as economia, a educação, a organização social. A política resiste em incorporar essas ideias, ampliando a desconexão com a sociedade, que já opera em outras lógicas. Ideias como descentralização, colaboração e transparência ainda são exceções. Mas, há instituições públicas que reconhecem esse descompasso e se dispõem a reconstruir a relação com a sociedade a partir destes e de novos paradigmas. Tudo isso seria possível no Brasil, falta mesmo é disposição para assumir os riscos de inovar.

"Soldados do Araguaia" - filme documentário
Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos.

"Terminal 3" - filme documentário
Em 2013, 150 homens foram resgatados em situação de trabalho escravo na construção do Terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos de responsabilidade da empreiteira multinacional OAS. Um grupo veio da cidade de Petrolândia-PE e muitos deles continuam viajando pelo país atrás de uma obra que construa seu maior sonho: trabalhar com dignidade.

"Menino 23" - filme documentário
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

"Tarja Branca" - filme documentário
As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

"Fonte da Juventude" - filme documentário
Diante da epidemia global de obesidade, o documentário ‘Fonte da Juventude’ faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa. A biodiversidade, aliada à nossa cultura alimentar, é o melhor caminho para a longevidade.

"A Lei da Água (Novo Código Florestal)" - filme documentário
O filme esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.

"Sob a pata do boi" - filme documentário
A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos para defendê-la. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.

"Ser tão velho cerrado" - filme documentário
40 milhões de anos em um filme. Este documentário é uma grande campanha em defesa do Cerrado que sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados, moradores da Chapada dos Veadeiros se juntam para a elaboração de um plano de manejo que os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.
 
"Púlpito e parlamento: evangélicos na política" - filme documentário
De uma pequena família da periferia de São Paulo ao Congresso Nacional, um documentário sobre como o discurso político nasce, cresce e se fundamenta entre os evangélicos. Nesse caldeirão religioso, o filme encontra um pregador de rua, militantes pela intervenção militar, apoiadores da causa LGBT, defensores dos direitos humanos e parlamentares que levam a crença às últimas circunstâncias. É ver para crer.

"Cara do mundo" - filme documentário
Eles queriam conhecer o mundo. Cara do mundo mostra a história de um grupo de jovens da periferia de São Paulo que decidem conhecer o mundo em sua própria cidade. Ao confrontar realidades como da Síria, Haití, Bolívia e Senegal, entre outros, esses 8 jovens periféricos acabam por descobrir que o mundo está muito mais perto do que eles pensam e descobrindo o outro eles acabam descobrindo a si próprios.

Clique aqui para acessar a playlist completa e escolher o filme para exibir