Novos ares e mais motivação: profissional pós-graduado pode mudar de área e reinventar a carreira

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
31/01/2020 às 09:46.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:23
 (Simon Nascimento )

(Simon Nascimento )

A pós-graduação pode mudar sua carreira - e isso não é coisa de slogan publicitário. Além da capacidade de aumentar rendimentos, o ingresso na especialização pode servir como porta de entrada para outras possibilidades de atuação. Entre elas, estão o desempenho de novas funções na atual empresa, a criação de um negócio próprio e o reencontro da motivação para quem não está contente com a profissão.

"Em um mercado que exige novas habilidades a cada dia e em meio ao avanço tecnológico, é esperado que o profissional seja multidisciplinar e, portanto, sensível e atualizado às exigências que surgem constantemente na economia", explicou a economista, professora das Faculdades Promove e especialista em finanças empresarias, Gleyzi Gomes.

De acordo com a docente, devido a tantas mudanças, a especialização é o caminho que permitirá um local de destaque no mercado de trabalho. Como exemplos de alterações das profissões estão as questões digitais no Direito e o novo modelo de gerenciamento, chamado de Gestão 4.0, que surgiram na última década.

É o caso da atuação de quem é formado em Gastronomia e torna-se pós-graduado em Gestão ou Marketing. A pessoa pode assumir outras funções dentro da fábrica em que atua ou, externamente, abrir o próprio negócio e explorar as possibilidades do comércio eletrônico.

No Promove, instituição com mais de 50 anos de atuação, o aluno tem mais de 70 cursos de pós-graduação à disposição, em nove áreas do conhecimento (Comunicação, Direito, Educação, Engenharia, Gastronomia, Gestão, Saúde, Políticas Públicas e Tecnologia da Informação).

Mudar completamente é possível?
É possível e bem-vindo. "O mercado busca profissionais multidisciplinares. No passado, o funcionário era formado  em Administração, pós-graduado em Administração e com mestrado em Administração. A lógica hoje é outra: pessoas da Saúde se especializando em Gestão, pois abriram o próprio negócio. A gente vê gastrônomos estudando Direito para entenderem a legislação. Esses são alguns exemplos dessa diversidade de opções", contou Gleyzi Gomes.

Para quem está no mercado formal, como empregado de uma empresa, a proposta é a mesma. "Há pesquisas que mostram que a faixa de mudança de profissão tem ocorrido com maior frequência do que antigamente. Então, é um ponto positivo se o funcionário tiver habilidades além daquelas para o qual se formou", explicou.

Adeus, frustração
Para quem está frustrado no atual trabalho, a especialista em gestão tem uma dica: "reencontrar o caminho é o mais correto. A pós permitirá voos mais altos, seja na empresa atual ou na descoberta de que é necessário seguir para outros lugares ou empreitadas. Isso porque a pós ensinará novas habilidades. E são elas que farão o funcionário se sentir novamente motivado", opinou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por