Rede estadual de ensino já se organiza para aplicação das provas de avaliação da Educação Básica

Agência Minas
05/11/2021 às 15:58.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:11
 (Pixabay)

(Pixabay)

As provas do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb) devem começar a ser aplicadas em Minas Gerais entre os dias 16 e 26/11, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As avaliações são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é a partir desse indicador que estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. As escolas estaduais já estão se organizando para a aplicação dos testes, segundo a Secretaria de Estado de Educação.

Todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria Inep nº 250, de 5 de julho de 2021 devem participar do Saeb de Língua Portuguesa e Matemática. A aplicação das avaliações ocorrerá em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

As escolas estaduais, segundo a secretaria, irão organizar atividades diferenciadas para mobilizar a comunidade e garantir a participação dos alunos, a exemplo da criação de murais, a realização de lives e palestras, a produção de cartazes, entre outros. Todos os estudantes que realizarem a avaliação irão receber, como um incentivo, um kit escolar. Além disso, será oferecido um lanche especial no dia da prova.

Aplicação das avaliações

A Fundação Cesgranrio é a instituição aplicadora contratada pelo Inep para realizar a aplicação do Saeb nas escolas de Minas Gerais.

Para a aplicação dos testes nas escolas estaduais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos.

Vale lembrar que a participação na avaliação presencial é obrigatória. Para os municípios em que há decreto impedindo as atividades presenciais, o protocolo de saúde será respeitado, não ocorrendo assim aplicação das provas onde os decretos impeditivos estão vigentes.

Aprimoramento Educacional

A partir da avaliação do Saeb, é possível otimizar processos e estratégias educacionais e fornecer subsídios que contribuam para a universalização do acesso à educação e para a ampliação da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Além disso, a combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão no Ideb. O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por