Os eleitores de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que precisam fazer o recadastramento biométrico poderão contar com um atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) que será realizado entre os dias 20 e 28 de julho, das 10h às 18h. O atendimento será feito pelo Ônibus TRE Aqui, que estará estacionado na rua Aninha Marçal, 282, Centro, ao lado do Hospital Pedro Gianetti.

O atendimento acontecerá inclusive nos finais de semana, facilitando o recadastramento para quem não pode comparecer ao cartório da 194ª Zona Eleitoral, que fica em Nova Lima, durante os dias de semana. Rio Acima tem 8.150 eleitores, sendo apenas 1.214 biometrizados até agora (15%).

O comparecimento à revisão é obrigatório para todos os eleitores registrados em Rio Acima que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente. O prazo final para o eleitor recadastrar-se é o dia 17 de dezembro de 2019.

Atendimento

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer a um cartório, posto ou central de atendimento com documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o título pela primeira vez (alistamento eleitoral) devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

194ª ZE

O atendimento aos eleitores de Nova Lima, Rio Acima e Raposos é feito regularmente no cartório da 194ª ZE, que fica na Avenida Rio Branco, 34, no centro de Nova Lima. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h. Para se evitar filas, o atendimento pode ser agendado no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148), mas os eleitores também podem ser atendidos por ordem de chegada. As pessoas com dificuldade de locomoção podem entrar em contato por e-mail (zona194@tre-mg.jus.br) ou telefone (31 3541-3206) para agendar atendimento especial.

Na Região Metropolitana, além do município de Rio Acima, Raposos e Nova Lima, mais oito municípios que estão passando pelo recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos: Ibirité, Mário Campos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano.

Leia mais:
BH terá posto para recadastramento biométrico no bairro Fernão Dias a partir desta segunda
Justiça Eleitoral amplia atendimento em cinco cidades de Minas em que a biometria será obrigatória