A Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, poderá se transformar no maior destaque da capital no próximo ano. O prefeito Marcio Lacerda está confiante no reconhecimento do complexo arquitetônico como Patrimônio Cultural da Humanidade. Independentemente da decisão da Unesco, porém, nos primeiros meses de 2016 deve ocorrer a tão esperada limpeza da água da lagoa.

Cerca de R$ 140 milhões estão reservados para esse trabalho, informa o secretário de Comunicação da prefeitura, Regis Souto. Falta a Copasa atingir a meta de remoção de 95% do esgoto lançado na represa (o estágio atual é de 87%).

"Sem concluir essa etapa, não podemos fazer nada, ou estaremos enxugando gelo. Nossa intenção é que o tratamento da água comece no primeiro trimestre", informa Souto.

A intervenção devolverá à Pampulha o encanto perdido. Para a urbanista Rose Guedes, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG), esse mesmo cuidado deveria ser replicado em outras áreas verdes.

"Sugiro que, em 2016, também façam a revitalização de nossas praças e parques. BH é carente de áreas bem tratadas, onde a população possa desfrutar de um tempo de lazer".

Além disso, ressalta Rose, estudos já mostraram que a população retribui o investimento feito nos espaços públicos, preservando-os.

Educação e Saúde

Na área da educação, a boa notícia é a universa-lização do ensino infantil para crianças de 4 e 5 anos, dentro do prazo estipulado pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A meta será cumprida após a inauguração de sete Umeis, em fevereiro, e a conclusão de quatro novas unidades em andamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, até o fim do ano, BH terá 130 escolas públicas exclusivas aos pequenos - 20 a menos do que estava estipulado no plano de governo.

A promessa da prefeitura para os próximos 365 dias também inclui a ampliação da rede de saúde, com o início da construção de 77 centros de saúde. Vinte e dois espaços serão novos, e o restante substituirá estruturas antigas.

Embora o Hospital do Barreiro tenha aberto as portas, a PBH espera chegar ao fim de 2016 com unidade em pleno funcionamento.