Em baixa após desastre, turismo da cidade ganha aplicativo cultural

Renato Fonseca - Hoje em Dia
07/03/2016 às 07:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:42
 (Elcio Rocha)

(Elcio Rocha)

Berço da civilização mineira, primeira vila e capital do Estado e responsável por abrigar preciosidades assinadas pelo mestre Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Relevante patrimônio da memória de Minas, Mariana chega aos 320 anos em 2016 em meio aos estragos deixados pela maior tragédia ambiental do país. Em novembro passado, uma barragem de rejeitos de minério se rompeu, provocando mortes e danos incalculáveis.

Além das vidas perdidas e destruição, a economia da cidade também foi abalada. As visitas de turistas no município da região Central foram reduzidas à metade após o desastre. Na tentativa de amenizar a situação, a prefeitura tem prometido uma série de ações, como a criação de roteiros de ecoturismo. Nesse cenário de recuperação, a tecnologia surge como aliada.


A obra da igreja foi iniciada em 1762 - Crédito: Flávio Tavares/Hoje em Dia

Mineiro de São João del-Rei, mas morando há 8 anos no Sul do país, o desenvolvedor de software Juliano Cristian Bonifácio criou um aplicativo gratuito para incentivar o turismo cultural em Mariana. Mais de 5.500 pessoas já baixaram a ferramenta digital lançada pela startup Game Developers SC. "Infelizmente, muitos conheceram apenas esse lado ruim de Mariana, provocado pela tragédia. Porém, existem vários atrativos, como a arquitetura dos casarões e as tradições da cidade", afirma Juliano Bonifácio.

A plataforma leva o nome de "Salve Mariana" e pode ser baixada para smartphones com o sistema Android no endereço salvemariana.com.br. Textos, imagens e vídeos mostram ao usuário os principais pontos turísticos e a história do município.

Diversificação

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, vibrou com a nova ferramenta. Segundo ele, a tragédia reforça a necessidade de diversificar a economia local. "Estamos vivendo um momento difícil. A situação do turismo já não era a ideal devido à grave crise financeira do país. Os comerciantes têm reclamado muito. Temos que buscar outras possibilidades", diz o chefe do Executivo municipal, que já baixou o aplicativo no celular.

 


Rompimento da barragem afastou turistas de Mariana - Crédito: Wesley Rodrigues/Hoje em Dia

Secretário de Cultura e Turismo, Vicente Freitas lista alguns potenciais a serem melhor aproveitados. São pelo menos seis novos roteiros que incluem passeios em cachoeiras, criação de um ponto de apoio ao visitante no terminal rodoviário e a exploração das antigas tradições, como o modo artesanal de fazer pedra-sabão, do distrito de Cachoeira do Brumado. A atividade foi protegida como patrimônio imaterial.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por