Em BH, padre cobra de empresários postos de trabalho para refugiados da Síria

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
08/09/2015 às 20:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:41
 (Ezequiel Fagundes / Hoje em Dia)

(Ezequiel Fagundes / Hoje em Dia)

O padre George Rateb Massis, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, cobrou de empresários nesta terça-feira, dia (8), uma oportunidade de trabalho para os refugiados da Síria no país. Somente na capital mineira, 77 imigrantes sírios foram acolhidos pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Segundo George Rateb, o governo brasileiro tem possibilitado a liberação de documentos, como CPF e Carteira de Trabalho.

O principal problema, na visão do padre, é ausência de oferta de bons empregos. “A possibilidade do mercado de trabalho é muito pouca. São só coisas simples. Eles estão aceitando qualquer serviço como início da vida deles aqui no Brasil”, cobrou o pároco, em entrevista coletiva.

Para George Rateb, a consciência humanitária das pessoas aumentou com a divulgação, na semana passada, das imagens do corpo de uma criança na praia que morreu no naufrágio de um barco lotado na costa grega. “Sacudiu a consciência mundial e essa onda chegou no Brasil. A imprensa acordou novamente para os problemas dos refugiados e da guerra da Síria”, considerou.

O membro da Igreja Católica promoveu ainda a “Campanha Juntos pela Síria”, uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte desde 2012. “Essa campanha está recebendo doações dos fiéis e dos amigos. Tem uma conta desde 2012 e as pessoas estão depositando e ajudando”, realçou. Trata-se da conta no Banco do Brasil, agência 3494-0 e conta-corrente 30.351-8.

“O Brasil não está fazendo nada de novidade porque a relação do mundo árabe com o Brasil é muito antiga. O primeiro imigrante da Síria chegou ao Brasil em 1784. Temos uma história longa de amizade e quando começou o conflito o Brasil não ia fechar os olhos. O Brasil realmente facilitou, principalmente com os jovens”, considerou o padre.

Há quatro meses morando em BH, o casal Nadeen Zakour e Alaa Kassab está em busca de emprego. Ela é professora de música e ele, estudante de Direito. Em culto nesta terça-feira, Nadeen cantou, em árabe, uma música de louvor à Nossa Senhora Aparecida.

Veja o vídeo:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por