Em convenções realizadas de maneira virtual, dois partidos oficializaram candidaturas para a Prefeitura de Belo Horizonte nesta segunda-feira (31). Durante a tarde, o Patriota confirmou o nome do empresário Marcelo Souza e Silva, de 54 anos, enquanto à noite o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) lançou a deputada federal Áurea Carolina, de 36 anos.

O anúncio da candidatura de Marcelo, que deixará a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) nesta terça-feira (1º), aconteceu no Mercado Central. Ele estava acompanhado do presidente regional do Patriota, Hércules Sá, e do deputado estadual Doorgal Andrada, mas outros políticos do partido participaram virtualmente. O candidato a vice ainda não foi anunciado.

lançamento marcelo souza

Transmissão da convenção do Patriota foi feita do Mercado Central

Marcelo é formado em Administração e Ciências Contábeis. Além da CDL, também foi diretor de projetos da Junta Comercial de Minas Gerais e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Secretário da Regional Centro-Sul, entre 2013 e 2015, na administração municipal.

Já a deputada federal Áurea Carolina teve o nome confirmado em uma convenção transmitida pelo Facebook do Psol, contando com a participação de representantes de outros partidos de esquerda. O vice escolhido para a chapa é Leonardo Péricles, do Unidade Popular pelo Socialismo, e líder do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Mestra em Ciência Política pela UFMG, Áurea foi a vereadora mais bem votada para a Câmara Municipal de Belo Horizonte há quatro anos. Em 2018, foi eleita deputada federal por Minas.

convenção psol

Convenção do Psol aconteceu de maneira 100% digital

A terceira chapa a ser aprovada em convenção é do partido Novo. A reunião acontece às 19h desta terça-feira (1º), quando devem ser lançados os nomes de Rodrigo Paiva (prefeito) e Patrícia Albergaria (vice). 

O Partido Social Democrático (PSD) deve lançar a candidatura à reeleição de Alexandre Kalil no dia 13 de setembro. O nome do vice ainda não foi divulgado.