Em dia de anúncio da reabertura do comércio não essencial, Belo Horizonte registrou queda na ocupação tanto dos leitos de terapia intensiva quanto de enfermarias. Porém, a taxa de transmissão do vírus aumentou na capital durante o fim de semana.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19), O número médio de transmissão por infectado (RT), que mede a circulação do novo coronavírus, saltou de 0,87 para 0,90. Apesar do aumento, o índice ainda indica que a doença está desacelerando, abaixo de um, considerado aceitável por especialistas. Isso significa que a cada grupo de cem pessoas contaminadas, outras 90 são infectadas. 

A ocupação da enfermaria atingiu 58,9%. O indicador está na zona amarela, ou seja, intermediária. O que também preocupa são as vagas de UTI que, mesmo registrando reduções, continua em nível de alerta, com 81,1%. 

Boletim BH

Desde o início da pandemia, 3.933 moradores já morreram de Covid-19 na cidade. O total de infectados chega a 164.609. 

Segundo o levantamento, 464.745 belo-horizontinos receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e 140.531 foram vacinados com as duas doses.

Leia Mais:
Comerciantes acreditam na reabertura com segurança para a retomada econômica de BH
Santuário do Caraça, em Catas Altas, reabre para visitação; veja regras